Tayane Dalazen fala sobre reação de tubarão em mordida em Fernando de Noronha: Recuperação e investigação em andamento

tayane-dalazen-fala-sobre-reacao-de-tubarao-em-mordida-em-fernando-de-noronha3A-recuperacao-e-investigacao-em-andamento

Turista mordida por tubarão em Fernando de Noronha diz que animal reagiu após
levar batida na cabeça. Imagem mostra que um guia de turismo bateu em um tubarão pouco antes do incidente: ‘Toda ação tem uma reação’, afirmou. Mergulhador bate em tubarão antes de turista ser mordida em Fernando de Noronha. A advogada Tayane Dalazen afirmou que a mordida que sofreu de um tubarão-lixa durante um mergulho em Fernando de Noronha pode ter sido uma reação do animal. Uma imagem mostra que um guia de turismo bateu em um tubarão pouco antes do incidente (veja vídeo acima). “Não concordo com o que o guia fez, toda ação tem uma reação”, disse a turista. Tayane deu a declaração nesta terça-feira (13), durante o programa Encontro. Na entrevista à apresentadora Patrícia Poeta, ela mostrou o ferimento, falou sobre o tratamento e contou como ocorreu o incidente.

Tayane Dalazen falou da reação do tubarão em caso de mordida. A visitante não sabe se o tubarão que levou a batida na cabeça é o mesmo animal que desferiu a mordida, que aconteceu enquanto ela praticava mergulho de apneia em Fernando de Noronha. O engenheiro de pesca Léo Vera, especialista em tubarões e morador da região há 36 anos, também foi entrevistado. Para ele, o caso não tem culpados, já que a atitude do condutor de visitantes teve o objetivo de afastar o animal. Veras afirmou que empurrar o tubarão é uma reação comum e necessária quando o animal se aproxima muito. Segundo ele, isso não é considerado uma agressão, mas sim uma medida de segurança.

Tayane Dalazen discordou da avaliação do especialista ao citar a legislação que proíbe esse tipo de contato com animais silvestres. “A lei federal 9.514 prevê multa de até R$ 10 mil para quem tocar ou incomodar animais silvestres”, afirmou. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu uma investigação para apurar o incidente e a conduta do guia que atingiu o tubarão. O coordenador de Ordenamento Territorial do ICMBio, Mário Douglas Fortini, informou que a imagem indica que o condutor agrediu o tubarão, caracterizando uma agressão ambiental. O órgão busca identificar o responsável para aplicar as medidas cabíveis.

Tayane Dalazen fala sobre sua recuperação após o incidente com o tubarão. A turista retirou a faixa que cobria o ferimento, que recebeu apenas dois pontos por recomendação médica para evitar contaminação. A cicatrização está ocorrendo de dentro para fora, e a técnica utilizada foi a aproximação das bordas do ferimento. Tayane avalia que a recuperação está progredindo bem. A advogada destaca que o ferimento está cicatrizando de forma satisfatória. Vídeo mostra momento da mordida de tubarão em advogada em Fernando de Noronha. O caso segue em investigação pelo ICMBio para apurar as circunstâncias do incidente e responsabilidades envolvidas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp