Lula se encontrará com Von der Leyen no Rio para discutir acordo Mercosul-UE

lula-se-encontrara-com-von-der-leyen-no-rio-para-discutir-acordo-mercosul-ue

Mercosul-UE: Lula vai se encontrar com Von der Leyen durante viagem ao Rio para falar sobre acordo

A União Europeia aprovou neste mês o acordo com o Mercosul, que formará a maior zona de livre comércio do mundo. A previsão é que o tratado seja assinado em 17 de janeiro, no Paraguai.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se encontrar com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na tarde de sexta-feira (16), no Rio de Janeiro.

Lula, Costa e von der Leyen deverão tratar do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, negociado há mais de 20 anos e que será concluído com a assinatura marcada para o sábado (17), em Assunção, no Paraguai.

O presidente brasileiro não viajará para participar da assinatura do acordo. O evento será a nível ministerial e o Brasil estará representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Em linhas gerais, o acordo comercial prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas de importação e exportação, além do estabelecimento de regras comuns para temas como comércio de bens industriais e agrícolas, investimentos e padrões regulatórios.

Lula foi um dos líderes do bloco sul-americano que pressionou e negociou junto aos europeus a conclusão do acordo, que poderá ampliar o acesso a um mercado de cerca de 51 milhões de consumidores.

O tratado cria a maior zona de livre comércio do mundo e gera impactos que vão além do agronegócio, alcançando também diversos segmentos da indústria brasileira.

A expectativa do governo brasileiro era que a assinatura ocorresse ainda durante a presidência pro-tempore do Brasil no Mercosul, que durou até dezembro, mas um pedido de adiamento feito pela Itália em razão da resistência de países como França e Polônia, atrasou a conclusão do acordo.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp