Falta d’água afeta atendimento em unidades de saúde de Piracicaba: previsão de normalização até sexta-feira

falta-dagua-afeta-atendimento-em-unidades-de-saude-de-piracicaba3A-previsao-de-normalizacao-ate-sexta-feira

Falta d’água afeta atendimento em unidades de saúde de Piracicaba

Na UBS Piracicamirim, pacientes foram dispensados. Na unidade do Caxambu,
banheiros foram interditados.

A falta d’água que afeta Piracicaba (SP) gerou reflexos no atendimento de postos de saúde da cidade. A nova previsão de normalização é a manhã de sexta-feira (16).

A EPTV, afiliada da TV Globo, apurou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Piracicamirim dispensou os pacientes pela manhã devido ao desabastecimento.

“Eu precisava passar pela recepção só, fazer agendamento, normal, cheguei aqui, eles falaram que não. Tá fechado por causa da falta de água, nem que eu não precisasse de nada que tivesse água, tá fechado. É horrível, né? A gente precisava de um mínimo de atendimento”, relatou a dentista Júlia de Moraes Godoy.

> “Eu vim aqui no posto para fazer agendamento, mas estava fechado. Não tem água, tá fechado. Em casa, tá desde terça-feira sem água. É o nosso prefeito que não toma cuidado com as coisas, pra ele fazer a eleição dele, só falava em resolver água, água, água, e não resolveu”, reclamou o aposentado Cláudio Sandim.

Veja os vídeos que estão em alta no DE

BANHEIROS DE UBS INTERDITADOS

Já na UBS do Caxambu, os atendimentos estão sendo realizados, mas os pacientes não podem utilizar os banheiros.

> “É um absurdo, né? Porque como que é uma unidade de saúde que não tem água nem no banheiro e não consegue higienizar? Isso sendo uma unidade de saúde. Onde fica a orefeitura numa situação dessa? O nosso prefeito da cidade deveria ter mais cuidado com a população de baixa renda e trazer mais um pouco de consideração às pessoas que precisam do SUS”, lamentou a professora Nádia Vasconcelos.

“É um descaso com a população, é um descaso com todo mundo, com as pessoas que trabalham também na UBS. Isso é muito problema. Ainda mais em uma cidade muito rica, Piracicaba é muito rica. Nós temos o nosso rio, nós temos tudo aqui, e não tem esse zelo com a gente”, criticou a psicóloga Bianca Vasconcelos.

Segundo a prefeitura, também houve reflexos nas unidade Independência e da região do Cecap.

Desde terça-feira

Moradores reclamam de falta d’água em diferentes bairros de Piracicaba (SP) desde terça-feira (13). Segundo a prefeitura, a situação foi causada por uma pane elétrica no sistema de tratamento, agravada pela chuva.

A EPTV, afiliada da TV Globo, recebeu reclamações de moradores dos bairros Jardim Petrópolis, Santa Rosa e Morumbi. Ainda segundo os denunciantes, o problema seria devido à uma pane elétrica na estação de tratamento de água do capim fino, que estaria atingindo diversos bairros da cidade.

Eles informaram que entraram em contato com a prefeitura, mas até o momento a situação não foi normalizada.

O QUE DIZ O SEMAE

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) informou que concluiu na quarta-feira (14), às 21h, os trabalhos de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Fino, que sofreu pane elétrica na casa de bombas na última terça-feira (13), após fortes chuvas, o que gerou problemas no fornecimento de água para vários bairros.

Também conforme a autarquia, desde quarta, o abastecimento de água para a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) Marechal e a EEAT Vila Rezende foi restabelecido. Na manhã desta quinta, o abastecimento passou a ser retomado de forma gradativa em todas as regiões, com exceção da área atendida pela EEAT Cecap – ainda em recuperação –, que será retomado a partir das 12h.

> “O Semae esclarece que a normalização do abastecimento, nessas situações pontuais, ocorre de forma gradativa, concentrando-se preferencialmente nos períodos noturnos e de madrugada, quando o consumo é menor. A previsão para normalização completa da rede deve acontecer até a manhã desta sexta-feira, 16/01”, acrescentou.

O serviço de saneamento também comunicou que, neste momento, as regiões que estão com abastecimento prejudicado são: Cecap/Eldorado, Santa Rita, Taquaral, Unimep e Cidade Judiciária.

Também informou que, desde terça-feira, destinou 15 caminhões-pipa para serviços essenciais – como hospitais, escolas públicas, unidades de saúde, Fundação Casa, CDP, entre outros – que fazem solicitação. Ainda nesta quinta, serão enviados mais oito caminhões-pipa para estes serviços.

Sobre as unidades de saúde, o Semae afirmou que, durante a manhã desta quinta, as unidades de Saúde Independência, Caxambú e Piracicamirim, estavam com abastecimento prejudicado, no entanto, ao longo da manhã, o abastecimento foi regularizado.

As unidades de saúde na região do Cecap ainda estão com abastecimento prejudicado, com previsão de regularização até o final da tarde.

Os canais de atendimento do Semae são: WhatsApp 24h (19) 3403-9608; Central 24h 0800 772 9611 ou disque 115 (somente telefone fixo).

Veja mais notícias sobre a região no DE.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp