Procon notifica Fraport por retirada de cadeiras no Aeroporto de Fortaleza

procon-notifica-fraport-por-retirada-de-cadeiras-no-aeroporto-de-fortaleza

Aeroporto de Fortaleza vai reinstalar cadeiras para visitantes após notificação do Procon

Órgão de defesa do consumidor deu cinco dias para a concessionária apresentar uma justificativa técnica para a retirada das cadeiras.

Aeroporto de Fortaleza é notificado pelo Procon por remoção de cadeiras

Aeroporto de Fortaleza é notificado pelo Procon por remoção de cadeiras

O Aeroporto Internacional de Fortaleza informou nesta quinta-feira (15) que vai voltar a instalar cadeiras para passageiros e visitantes no saguão de entrada. A informação foi divulgada um dia após a concessionária Fraport Brasil ser notificada pelo Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza).

A retirada das cadeiras do saguão de entrada – onde ocorre o despacho das malas e a saída dos passageiros vindos do desembarque – foi denunciada em dezembro de 2025 por um arquiteto que estava de passagem pelo aeroporto.

Na época da denúncia, a empresa que administra o aeroporto, Fraport Brasil, afirmou que a remoção das cadeiras tinha o intuito de dar maior fluidez no fluxo durante os horários de pico de movimentação de passageiros.

No dia 14 de janeiro, o Procon notificou a Fraport para explicar sobre a retirada de bancos e cadeiras usados no descanso dos usuários. O órgão deu cinco dias para a empresa responder a uma série de questionamentos, como a justificativa técnica para a retirada e o que foi feito para garantir conforto aos usuários.

Procurada nesta quinta-feira (15), a concessionária voltou a afirmar que a decisão de retirar as cadeiras tinha objetivo de proporcionar maior fluidez no período de alta movimentação do aeroporto, mas que com a redução desse fluxo de passageiros, elas serão reinstaladas. A empresa disse ainda que “em nenhum momento, o local deixou de contar com assentos disponíveis”.

“A Fraport Brasil reafirma seu compromisso com a qualidade do atendimento e com a melhor experiência dos usuários, mantendo diálogo permanente com os órgãos de defesa do consumidor e buscando, de forma contínua, o equilíbrio entre a fluidez operacional do terminal e o conforto de todos que circulam pelo aeroporto”, disse a empresa em nota.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp