Herói da segurança do Shopping Tijuca tenta salvar brigadista no incêndio

heroi-da-seguranca-do-shopping-tijuca-tenta-salvar-brigadista-no-incendio

Imagens mostram atos de heroísmo de segurança do Shopping Tijuca que morreu ao tentar salvar brigadista

O chefe da segurança Anderson Aguiar arriscou a vida várias vezes, ajudando a conter o fogo e a retirar funcionários do subsolo antes de ser socorrido em estado crítico. O trágico incêndio deixou dois mortos e três feridos.

O DE chefe da segurança Anderson Aguiar foi captado pelas câmeras de segurança do Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio, enquanto tentava salvar brigadistas durante o incêndio que ocorreu em 2 de janeiro. Em imagens exclusivas obtidas pelo RJ2, é possível ver os momentos de coragem em que ele enfrentou a fumaça e o fogo para proteger funcionários e clientes.

O fogo teve início por volta das 18h04 na loja Bellart, localizada no subsolo do shopping. Poucos minutos depois, Anderson já corria pelos corredores com uma mangueira, tentando conter as chamas de forma heroica.

As cenas mostram Anderson desenrolando mangueiras de incêndio e lutando para controlar o fogo sozinho, mesmo diante da presença do público. Sua coragem ficou evidente quando, às 18h12, ele apareceu com uma segunda mangueira, auxiliando na chegada da primeira brigadista ao local.

Poucos minutos após a chegada da brigadista Emellynn Silvia Aguiar, que posteriormente veio a falecer por asfixia, a fumaça já se espalhava pelo subsolo. Anderson foi visto esticando mangueiras e conversando com colegas, mesmo com dificuldades devido à fumaça.

Às 18h23, a fumaça se intensificou e Anderson retornou à loja várias vezes, mesmo sem os equipamentos adequados, na tentativa de resgatar duas brigadistas. Seus últimos momentos registrados conscientes mostram sua coragem e determinação em salvar vidas, antes de desmaiar enquanto seguia atrás de Emellynn.

Infelizmente, tanto Anderson quanto Emellynn perderam suas vidas no incêndio. A investigação aponta para uma possível falha no sistema de combate a incêndio do shopping, levantando questões sobre a segurança dos colaboradores e clientes. A reabertura do shopping está prevista para sexta-feira, com parte dos andares interditados pela Defesa Civil e a polícia continuando a investigar as circunstâncias do trágico ocorrido.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp