Samu de Piracicaba: Acidentes de trânsito e dificuldades respiratórias lideram atendimentos em 2025

samu-de-piracicaba3A-acidentes-de-transito-e-dificuldades-respiratorias-lideram-atendimentos-em-2025

Acidentes de trânsito e dificuldade para respirar estão entre as principais ocorrências do Samu em Piracicaba

Levantamento apontou mais de 25 mil atendimentos e média de 69 ocorrências por dia em 2025.

1 de 3 Samu de Piracicaba atendeu, em média, 2.107 ocorrências por mês em 2025 — Foto: Prefeitura de Piracicaba/Divulgação

Samu de Piracicaba atendeu, em média, 2.107 ocorrências por mês em 2025 — Foto: Prefeitura de Piracicaba/Divulgação

Acidentes de trânsito lideraram as ocorrências atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Piracicaba (SP), em 2025. Foram 2.550 ocorrências, segundo levantamento divulgado pela prefeitura do município nesta quinta-feira (15).

A dispneia, dificuldade para respirar, ficou em segundo lugar com 1.487 ocorrências em 2025. A lista é seguida de convulsões (969) e dor torácica (549). Já os atendimentos realizados pela Unidade de Suporte Avançado (USA), destinada a casos mais graves, somaram 2.222 ocorrências ao longo do ano.

Samu de Piracicaba teve 984 chamadas falsas. Segundo a corporação, o trote compromete o atendimento a situações reais de urgência e podem colocar vidas em risco.

Atendente do Samu observa posição das viaturas — Foto: Prefeitura de Piracicaba/Divulgação

QUANDO CHAMAR O SAMU?

O Samu deve ser acionado em situações de urgência e emergência de natureza clínica, traumática, cirúrgica ou psiquiátrica. O telefone é 192, é gratuito e funciona 24 horas por dia.

A atuação ágil das equipes busca evitar o agravamento do quadro do paciente, reduzir sequelas e, em muitos casos, salvar vidas.

Frota é formada por dois tipos de viaturas, escolhidas conforme as características do atendimento — Foto: Prefeitura de Piracicaba/Divulgação

COMO FUNCIONA?

As chamadas são atendidas pela Central de Regulação das Urgências, onde profissionais coletam as informações iniciais e encaminham os casos ao médico regulador, que avalia a gravidade do caso, presta orientações por telefone e decide qual recurso médico enviará para a ocorrência (uma ambulância básica, UTI móvel, ou apenas orientação).

Atualmente a equipe do Samu de Piracicaba é formada por 112 pessoas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp