Homem de 53 anos é a primeira vítima de dengue no Estado em 2026
Vítima era de Nova Guataporanga (SP) e o registro de início dos sintomas foi em 3 de janeiro de 2026, segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).
A dengue é transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti e infelizmente, um homem de 53 anos faleceu por conta da doença em Nova Guataporanga, no oeste paulista. Este caso representa a primeira morte registrada de dengue no Estado de São Paulo no ano de 2026.
De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), os primeiros sintomas surgiram em 3 de janeiro, porém a data exata do óbito ainda não foi confirmada. Até o momento, a cidade já contabiliza dez casos positivos da doença.
O CVE informa que a data do falecimento do homem está relacionada com a Semana Epidemiológica 53 de 2025, sendo assim, o óbito foi contabilizado no ano passado, mesmo tendo ocorrido agora em 2026.
Em 2025, Nova Guataporanga havia registrado 69 casos positivos de dengue, de acordo com dados do Painel de Arbovirose do Estado de São Paulo. Já a capital do oeste paulista, Presidente Prudente, documentou mais de 30 mil casos positivos e 24 mortes em decorrência da doença no ano passado. Em contrapartida, em 2026, foram confirmados apenas três casos da doença e nenhuma morte até o momento.
A Administração Municipal de Nova Guataporanga emitiu um comunicado nas redes sociais nesta sexta-feira (16), informando que a partir da próxima semana haverá penalidades aos moradores que não eliminarem focos do mosquito transmissor da dengue, conforme determinado pela Lei Municipal n.º 1.397.
Entre as medidas exigidas para combater o mosquito estão a limpeza de áreas internas e externas, o descarte correto de entulhos, a eliminação de água parada e de mato alto. Em caso de não cumprimento, as penalidades incluem advertência, multa e cobrança dobrada para reincidências. O g1 tentou contato com a Prefeitura de Nova Guataporanga para posicionamento sobre a morte pela dengue, mas até o momento desta reportagem não obteve retorno.




