Monobloco 2026: Desfile no Centro do Rio e agenda completa de megablocos

monobloco-20263A-desfile-no-centro-do-rio-e-agenda-completa-de-megablocos

Monobloco: veja quando é o desfile do megabloco no carnaval do Rio 2026

Bloco sai dia 22 de fevereiro, domingo pós-carnaval, no Circuito Preta Gil.

Pedro Luis no desfile de 2025 do Monobloco — Foto: Fernando Maia/Riotur

Décimo e último megabloco a desfilar no carnaval do Rio em 2026, o Monobloco sai no dia 22 de fevereiro, domingo pós-carnaval , no Circuito Preta Gil, no Centro do Rio. A concentração é às 7h na Rua Primeiro de Março e o público estimado é de 80 mil foliões. O Monobloco é um bloco de carnaval carioca criado em 2000 pelos integrantes do grupo Pedro Luís e a Parede, nascido a partir de oficinas de percussão. Hoje com uma poderosa bateria formada por dezenas de alunos e músicos profissionais, o bloco inovou ao utilizar instrumentos típicos de escola de samba para tocar uma mistura heterogênea de ritmos, como samba, marchinha, funk, coco, xote, ciranda e charme. Ao longo dos anos, seus desfiles migraram da orla (Leblon e Ipanema) para Copacabana e, depois, para o Centro do Rio.

Foliã no desfile do Monobloco — Foto: Fernando Maia/Riotur

Monobloco completa 25 anos em desfine no Centro do Rio

O Rio de Janeiro já tem um calendário para os megablocos que vão desfilar no carnaval de rua de 2026. Ao todo, 10 megablocos estão previstos para se apresentar no Circuito Preta Gil, na Rua Primeiro de Março, no Centro da cidade, principal palco dos desfiles de grande porte do carnaval carioca. A Riotur confirmou oficialmente o calendário completo, com 462 desfiles no total, entre os dias 17 de janeiro e 22 de fevereiro. Entre as atrações dos megablocos estão nomes tradicionais, como o Cordão da Bola Preta, e blocos comandados por artistas populares, como Anitta, Ludmilla e Lexa, além de grupos que apostam na diversidade e na mistura de ritmos, caso do SeráQAbre? e do Chá da Alice. O desfile dos megablocos no Centro costuma reunir centenas de milhares de foliões e exige um esquema especial de trânsito, segurança e serviços públicos.

Bola Preta levou 700 mil pessoas ao Centro do Rio — Foto: Wagner Meier/Riotur

O já tradicional bloco Cordão do Boitatá, que normalmente desfilava no pré-carnaval pelas ruas do Centro e reunia uma multidão na Praça XV durante o carnaval, dessa vez também entrará no circuito oficial dos megablocos. Com bateria e orquestra de sopros, o bloco pretende levar para o Circuito Preta Gil, na Rua Primeiro de Março, toda sua irreverência e descontração. Ao todo, o calendário oficial do carnaval de rua do Rio de Janeiro conta com 462 desfiles de blocos espalhados por todas as regiões da cidade. Para facilitar o planejamento dos foliões, o g1 criou uma ferramenta especial com todos os blocos do calendário oficial do Carnaval de Rua do Rio 2026. No buscador, é possível filtrar os desfiles por bairro, data ou nome do bloco, além de consultar informações como local, horário e estimativa de público. Veja abaixo e monte seu roteiro da folia.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp