Armazém 7 do Porto de Santos revigorado com centro tecnológico e educacional

armazem-7-do-porto-de-santos-revigorado-com-centro-tecnologico-e-educacional

Armazém 7 do Porto de Santos ganha revitalização histórica com centro tecnológico e educacional

Obra preserva arquitetura do século XIX e inaugura espaço tecnológico e educacional já em abril.

Armazém 7, no Porto de Santos, recerá obra de revitalização — Foto: Autoridade Portuária de Santos (APS)

O Armazém 7 do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, passará por uma obra de revitalização que preserva padrões históricos e traz como novidade a criação de um centro tecnológico e educacional. A expectativa é que a primeira etapa seja entregue em abril. A Casa de Máquinas nº2 também será reformada, com previsão de conclusão em 2027.

De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), parte das estruturas será realocada para o espaço dos antigos Armazéns 5 e 6. A mudança permitirá ampliar as ferrovias utilizadas pela empresa Cofco, responsável pelo custeio da obra, executada pela Pro Ativa Arquitetura.

O Armazém 7 fica no cais, próximo ao Parque Valongo e ao Centro Histórico, ao lado do Prédio da Alfândega. A construção original, do século XIX, já passou por diversas alterações ao longo dos anos e ocupa mais de mil metros quadrados.

O prédio receberá pintura em tonalidade salmão e revestimento em chapas metálicas, substituindo paredes de alvenaria. Com a maior parte estrutural pronta, restam instalações elétricas, acabamentos e pintura.

Segundo o superintendente de TI da APS, Marcus Teixeira, o centro tecnológico e educacional terá como objetivo integrar diferentes áreas da ciência com foco no desenvolvimento portuário.

Já a Casa de Máquinas nº2 terá um processo mais complexo. Para preservar o estilo original, serão reconstruídas chaminés e a estrutura de pedras, reforçada com concreto para evitar riscos da trepidação causada pelos trens que operam no Porto.

A revitalização faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2023 pela APS, Ministério Público e Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa). O acordo prevê intervenções nas edificações do cais dentro do projeto de revitalização do Centro da cidade.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp