Evento em shopping relembra antigas brincadeiras de rua, em Goiânia

Um evento com entrada gratuita ocorre neste sábado (12) , Dia das Crianças, no Órion Shopping em Goiânia, propõe alerta sobre a importância de uma rotina mais ativa e menos sedentária para a criançada. Quem quiser relembrar com seus filhos os velhos tempos das brincadeiras de rua, como pique-pega, queimada e outras atividades, poderá fazê-lo durante a programação especial oferecida pelo centro de compras, que fica no Setor Marista, entre as 9h e 12h. Haverá ainda pintura do rosto, balões, brinquedoteca, mesa de comidinhas e até oficina de culinária infantil.

“Nós preparamos uma programação com atrações variadas, buscando envolver também os pais e responsáveis nesse momento especial, de comemoração, que colabora para a saúde física e mental das crianças. Serão atividades lúdicas que ajudam em muito o desenvolvimento psicomotor delas”, comenta a gestora de marketing do Órion Business & Health Complex, onde está o Órion Shopping, Patrícia Naves.

 

Arrecadação de brinquedos

Dia das Crianças no Órion abrirá espaço também para exercitar a solidariedade. Na recepção do evento será montado um ponto de arrecadação de brinquedos novos e usados em bom estado de conservação, que serão doados a crianças assistidas por instituições filantrópicas da capital. “Essa ação será uma oportunidade para as crianças aprenderem outro importante valor: a solidariedade”, acrescenta Patrícia Naves.

Mês a mês, o Órion Complex, que é um complexo imobiliário de negócios e saúde, promove eventos gratuitos voltados à comunidade em geral. São programações ligadas ao projeto Viva Saudável Órion, implementado neste ano. A iniciativa visa a reunir a população em atividades de incentivo aos cuidados com a saúde e bem-estar. O Órion Shopping, onde ocorrerá o Dia das Crianças, é um dos empreendimentos instalados no Órion Complex, que possui ainda centenas de clínicas médicas, salas comerciais, um hotel de luxo, um centro de convenções e um hospital privado de alta complexidade, que será inaugurado ainda neste ano.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp