Nuvem funil é registrada pela terceira vez em menos de um mês no Paraná; entenda
Segundo Simepar, este é o estágio inicial da formação de um tornado, que só se transforma no fenômeno caso alcance o solo e provoque ventos fortes. Registro aconteceu em Arapongas, no norte do estado.
Nuvem de funil é registrada em área rural de Arapongas.
Uma nuvem funil foi registrada neste sábado (17) na área rural de Arapongas, no norte do Paraná. Veja as imagens acima.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), este é o terceiro registro no estado em menos de um mês. Outros foram vistos em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, em Paulo Frontin, no sul do Paraná.
O meteorologista Samuel Braun explica que a nuvem funil recebe este nome por ter a aparência afunilada a partir da base de uma nuvem pesada, do tipo Cumulonimbus ou Cumulus, formada por uma coluna de ar que gira.
Nuvem funil X tornado: entenda diferenças entre os dois fenômenos.
Segundo Braun, este é o estágio inicial da formação de um tornado, que só se transforma no fenômeno caso alcance o solo e provoque ventos fortes.
A Defesa Civil de Arapongas informou que não houve o registro de danos.
Leia também:
– Acordo com o MP: Médico do PR pagará R$ 120 mil após confessar que delegou cirurgias do SUS a residentes para atender em consultório particular.
– Jaguariaíva: Preso por matar açougueiro a pauladas por vingança já agrediu outra pessoa da mesma maneira, diz polícia.
– Melhor amigo: Cachorro se recusa a abandonar tutor ferido, entra na ambulância e espera na porta de hospital até ele ser liberado.
VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO DE PARANÁ:
50 vídeos.
Leia mais notícias da região em DE Norte e Noroeste.




