Artista de Fernando de Noronha vende telas na praia para turistas do mundo todo

artista-de-fernando-de-noronha-vende-telas-na-praia-para-turistas-do-mundo-todo

Com barraca na praia, artista de Fernando de Noronha vende telas para turistas do mundo todo

Obras de Neto Albuquerque já foram compradas por visitantes de mais de 25 países.

Artista de Fernando de Noronha vende na praia telas a turistas do mundo todo.

O artista plástico Neto Albuquerque expõe e vende suas telas há dez anos na praia da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (veja vídeo acima). Com escritório na praia, literalmente, o trabalho dele cruzou o oceano e muitas fronteiras. O pintor contou que já vendeu as obras para visitante de mais de 25 países.

Segundo ele, quem compra leva um pedaço da ilha para casa. No início, Neto pendurava as pinturas em um varal improvisado. Após anos de luta, conseguiu autorização para vender no local e hoje trabalha em uma barraca fixa.

O Morro Dois Irmãos faz parte do cenário diário do artista. Ele explicou que foi atraído para o lugar, que serve de inspiração.

“Noronha é espiritual e a Cacimba do Padre me atraiu. Isso aqui é mágico. Esse local é potente, forte, um dos símbolos de Fernando de Noronha. É mágico, tudo eu agrego ao meu trabalho”, falou.

Além dos turistas brasileiros, muitos estrangeiros também compram as obras do artista.

“Eu costumo dizer que parei de contar quando contabilizei clientes de 25 países. Tenho obras na Argentina, Itália, França, Estados Unidos, são muitos locais. Eu aprendo com as pessoas que adquirem minha arte”, declarou.

Paisagens de Noronha, como as praias, os morros Dois Irmãos e do Pico, além de igrejas e lendas locais, aparecem nas telas, cangas e camisas produzidas por Neto. O artista falou que já criou mais de dois mil desenhos.

Para produzir as obras, o pintor utiliza diferentes técnicas e materiais, como nanquim, tinta acrílica e óleo, aplicados com espátula. Em alguns trabalhos, ele também usa papel fotográfico.

Neto Albuquerque tem 43 anos e desenha desde os 5 anos de idade. Natural de Monte Alegre, no Pará, ele mora em Fernando de Noronha desde 2006.

Antes de viver da arte, Neto trabalhou como garçom na ilha e pintava no tempo livre. A carreira profissional começou há 19 anos, com a venda da primeira obra.

“Eu atendia aos clientes e rabiscava no papel. Na folga e nas madrugadas, quando chegava do serviço, eu pintava. Comecei pintando camisetas, exclusivas, pintadas à mão. Depois vieram as cangas, as camisas com proteção UV e, por fim, os quadros, contou.

Neto afirmou que tem dificuldade em definir preços para as obras. Ele já produziu telas grandes, de até 1,80 metro de largura por 3 metros de altura, além de quadros menores.

O artista disse que os preços são acessíveis e negociáveis.

“Tenho valores para quem gosta de arte. Os preços são negociáveis, a partir de R$ 350 e podem chegar a R$ 1.800. Sou maleável, não estou numa galeria famosa, estou num lugar lindo, onde exponho minha arte para as pessoas com sentimentos. O cliente fica feliz e eu também”, revelou.

Neto espera que o público consiga perceber o sentimento em cada obra. “Minha arte é sentimento, inspiração, não é valor. A arte tem que emocionar”, declarou.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp