Eleições em Portugal: Seguro lidera no 1° turno, aponta pesquisa de boca de urna

eleicoes-em-portugal3A-seguro-lidera-no-1deg-turno2C-aponta-pesquisa-de-boca-de-urna

António José Seguro lidera a disputa do primeiro turno da eleição presidencial de Portugal, de acordo com uma sondagem de boca de urna realizada por Pitagórica/ICS/Iscte/GfK para a TVI e CNN Portugal. O ex-líder do Partido Socialista deve obter entre 30,8% e 35,2% dos votos, uma vantagem significativa em relação aos seus adversários. Logo em seguida, André Ventura, do Chega, e João Cotrim de Figueiredo, do Iniciativa Liberal, aparecem em empate técnico, considerando a margem de erro da pesquisa. Ventura pode conquistar entre 19,9% e 24,1% dos votos, enquanto Cotrim deve receber entre 16,3% e 20,1%.

Henrique Gouveia e Melo é estimado para obter entre 9,2% e 12,4% dos votos, enquanto Luís Marques Mendes deve conquistar entre 9,1% e 12,3%. Vale ressaltar que um candidato precisa alcançar mais de 50% dos votos válidos para ser eleito. Caso isso não ocorra, os dois candidatos mais votados seguirão para o segundo turno. O vencedor sucederá Marcelo Rebelo de Sousa, atual presidente, que está no cargo desde 2016. A votação do segundo turno está preliminarmente marcada para 8 de fevereiro.

A Sondagem Pitagórica/ICS/ISCTE/GfK Metris foi realizada no domingo (18) para a TVI/CNN, com o intuito de predizer o resultado da eleição presidencial de 2026 em Portugal. A pesquisa entrevistou eleitores em Portugal Continental, totalizando 28522 entrevistas coletadas em 32 freguesias. A margem de erro é de +/- 0.58p.p, e o nível de confiança é de 95%.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp