Ex-Fluminense e Bragantino, Miguel acerta com o Universitario, do Peru, e vai jogar a Libertadores
Meia que surgiu com status de joia em Xerém e defendeu as categorias de base da Seleção retorna ao futebol sul-americano após atuar no Japão
Aos 16 anos, Miguel se inspira em Cristiano Ronaldo e deve ter nova chance no Fluminense
Jovem que surgiu como uma grande joia de Xerém, Miguel está de volta ao futebol sul-americano. O meia de 22 anos acertou com o Universitario, do Peru, atual tricampeão nacional, e disputará a Conmebol Libertadores 2026. Com passagens pelas categorias de base da Seleção, ele chegou a Lima após atuar pelo Albirex Niigata, do Japão, e deve ser anunciado no início desta semana.
Miguel tinha contrato com o clube japonês, mas optou por voltar ao futebol sul-americano e conseguiu a liberação para estar mais perto do Brasil, com a chance de jogar a Conmebol Libertadores. O time peruano vem se movimentando no mercado com o objetivo de conseguir destaque na competição sul-americana nesta temporada.
Revelado pelo Fluminense com status de grande joia, Miguel ganhou projeção ainda muito jovem e foi tratado como uma das maiores promessas da base tricolor dos últimos. Promovido precocemente ao elenco profissional em 2019, aos 16 anos, o meia estreou em julho daquele ano, contra o Cruzeiro, pelas oitavas da Copa do Brasil, quando iniciou a jogada do gol de bicicleta de João Pedro, atualmente no Chelsea, que teve grande repercussão na época. Dias depois, Miguel assinou seu primeiro contrato profissional com o Flu.
Na ocasião, o meia se tornou o jogador mais jovem a vestir a camisa tricolor na era profissional, aos 16 anos e 71 dias – o feito foi superado depois pelo jovem Arthur. Aos 15 anos, Miguel defendia a seleção brasileira sub-17.
Em 2020, Miguel chegou a se destacar no início do Campeonato Carioca, mas perdeu espaço ao longo da temporada e foi pouco utilizado sob o comando de Odair Hellmann e, posteriormente, de Marcão. Com poucas oportunidades, as negociações para renovação travaram.
No início de 2021, voltou a atuar com o time alternativo do Fluminense no Estadual, mas sofreu uma lesão logo na estreia e novamente ficou fora dos planos. Incomodado com a falta de utilização, o estafe do jogador optou por deixar o clube.
Miguel entrou na Justiça contra o clube por atrasos de salários e chegou a conversar com Internacional e Santos, mas as negociações não avançaram. Ainda em 2021, acertou com o Red Bull Bragantino.
Após a passagem pelo Bragantino, Miguel seguiu carreira no exterior. O meia rodou pelo FK Sochi, da Rússia, e mais recentemente defendeu o Albirex Niigata, do Japão.
Agora, aos 22 anos, Miguel chega ao Universitario, principal força do futebol peruano na atualidade – no ano passado, o clube foi eliminado pelo Palmeiras na Conmebol Libertadores. O clube conquistou os três últimos Campeonatos Peruanos.




