Um grave acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (19) em Joinville, no Norte de Santa Catarina, quando um motociclista de 24 anos foi arrastado pelo pescoço por fios de telefonia soltos, após um ônibus puxar a fiação em sentido contrário. Thiago Correa seguia para o trabalho por volta de 6h quando o acidente aconteceu, resultando em vários cortes, ferimentos no pescoço e queimaduras nas mãos.
Thiago foi surpreendido pelo fio solto e tentou frear sua moto, porém não conseguiu evitar o choque com a fiação que estava sendo puxada por um ônibus que vinha na direção oposta. As imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que o motociclista é arrastado por alguns metros, até que o motorista do ônibus percebe a situação e para o veículo.
Após o acidente, Thiago recebeu socorro do condutor do ônibus, mas preferiu seguir sozinho até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul. Ele descreveu o momento em que foi arrastado, relatando que tentou desviar do fio solto, porém foi pego pelo pescoço e arrastado pelo ônibus que se aproximava.
A vítima registrou a ocorrência na delegacia e planeja acionar na Justiça as empresas responsáveis pela fiação solta. A Celesc, responsável pela gestão e autorização de uso dos postes, foi comunicada sobre o ocorrido e enviou equipes para realizar os reparos necessários. A empresa ressaltou que a instalação, manutenção e retirada de cabos são responsabilidade exclusiva das prestadoras de serviços de telecomunicação.
Já a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que as prestadoras de telecomunicações têm direito ao uso compartilhado da infraestrutura de postes para instalar seus cabos, em conformidade com a Lei Geral de Telecomunicações. É importante comunicar imediatamente ocorrências envolvendo fiação solta para que medidas emergenciais sejam tomadas, visando a segurança de todos. A Celesc permanece à disposição para colaborar com os órgãos competentes na apuração dos fatos.




