Auto de São Sebastião, missas e procissão marcam dia do padroeiro do Rio
Encenação em frente à Catedral Metropolitana, missas e procissão integram as celebrações pelo Dia de São Sebastião, no Centro e na Zona Norte.
Arcebispo Dom Oroni Tempesta percorre Cristo Redentor e outros locais do Rio com a imagem de São Sebastião [https://s03.video.glbimg.com/x240/14262262.jpg]
Arcebispo Dom Oroni Tempesta percorre Cristo Redentor e outros locais do Rio com a imagem de São Sebastião
O tradicional Auto de São Sebastião será apresentado nesta terça-feira (20), em frente à Catedral Metropolitana, no Centro do Rio, às 17h, como parte da programação oficial em homenagem ao padroeiro da cidade.
O espetáculo gratuito integra as celebrações religiosas e culturais do Dia de São Sebastião [https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/01/16/saiba-o-que-abre-e-o-que-fecha-no-feriadao-de-sao-sebastiao-padroeiro-do-rio.ghtml], que também incluem missas solenes e uma grande procissão entre a Tijuca e o Centro.
A encenação é promovida pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro [https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/cidade/rio-de-janeiro/], em parceria com a Prefeitura do Rio, e será seguida por bênção e missa presididas pelo cardeal arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta. O Auto começa às 17h, na Avenida Chile, em frente à Catedral.
Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro — Foto: Alexandre Macieira/ Riotur
O espetáculo reúne 15 artistas, entre atores, cantores e bailarinos, e apresenta episódios da vida de São Sebastião, destacando a resistência do santo durante a perseguição aos cristãos no Império Romano.
A história também faz um salto no tempo para revisitar a fundação da cidade do Rio de Janeiro, com a presença de Estácio de Sá e a expulsão dos franceses, ressaltando, segundo a tradição popular, a aparição do santo durante a batalha contra franceses e tamoios.
> “O Auto de São Sebastião é uma expressão vibrante da fé e da devoção que permeiam a vida dos moradores do Rio de Janeiro. Através das performances e das representações artísticas, somos convidados a refletir sobre a proteção e a intercessão de São Sebastião”, afirmou dom Orani João Tempesta.
A montagem tem texto e direção de Luis Fernando Bruno, responsável por produções como o Auto da Paixão de Cristo, nos Arcos da Lapa. Segundo o diretor, “celebrar São Sebastião faz parte do calendário litúrgico e cultural da cidade”.
Após a apresentação do Auto, às 18h, dom Orani João Tempesta celebra a Santa Missa em honra a São Sebastião, no mesmo local.
Arcebispo Dom Oroni Tempesta percorre Cristo Redentor e outros locais do Rio com a imagem de São Sebastião — Foto: Reprodução/TV Globo
MISSAS E PROCISSÃO
Além do Auto, a programação religiosa desta terça-feira inclui, às 10h, a Santa Missa Solene na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca, na Zona Norte.
À tarde, às 16h, será realizada a Procissão Arquidiocesana, que sai da Basílica, na Rua Haddock Lobo, também na Tijuca, e segue até a Catedral Metropolitana, no Centro, onde ocorre a missa de encerramento das celebrações.




