Restauração da Catedral de São Sebastião em Ribeirão Preto: previsão de 4 anos para devolver seu esplendor original

restauracao-da-catedral-de-sao-sebastiao-em-ribeirao-preto3A-previsao-de-4-anos-para-devolver-seu-esplendor-original

A Catedral Metropolitana de São Sebastião, localizada em Ribeirão Preto, está passando por um processo de restauração que deve durar aproximadamente quatro anos. As obras começaram no dia 1º de dezembro do ano passado e têm como objetivo devolver todo o seu esplendor original. A previsão é que todo o trabalho esteja concluído daqui a quatro anos, segundo o padre Francisco Jaber Zanardo Moussa, pároco da igreja.

O prédio centenário da Catedral de São Sebastião está situado no coração da cidade e apresentava sinais de desgaste que indicavam a necessidade de intervenção. As obras de restauração iniciaram-se em dezembro do último ano e, neste momento, estão concentradas na base do prédio. De acordo com informações do padre Chico, essa primeira fase deve durar aproximadamente um ano, antes de seguir para as demais etapas do processo de restauro.

As intervenções atuais focam-se na fundação da igreja, com ajustes no terreno sob o prédio e a colocação de suportes para dar continuidade às obras. As atividades da igreja seguem normalmente durante esse período e a restauração não deve interferir no uso do espaço pelos frequentadores. A troca do telhado é um dos próximos passos previstos para o trabalho, que deverá iniciar após o período de chuvas, em abril.

Além da restauração da estrutura física da Catedral de São Sebastião, estão programadas três missas em comemoração ao dia do padroeiro da cidade, São Sebastião, nesta terça-feira (20). Os fiéis poderão participar dos momentos de adoração e celebração ao longo do dia, culminando com uma procissão às 18h30. A Catedral, construída no início do século 20, é um importante ponto turístico e religioso em Ribeirão Preto, com sua arquitetura neogótica.

Projetada pelo arquiteto sueco Carlos Ekman, a igreja conta com detalhes artísticos de renome, como pinturas de Benedito Calixto e Nicolau Biagini, e afrescos produzidos por Joaquim d’Athaide. Tombada como patrimônio histórico e cultural, a catedral é um marco na cidade e abriga paróquias de 20 municípios da região. O investimento estimado para a restauração total do templo é de R$ 14 milhões, sendo que a primeira etapa já prevê um montante de R$ 2 milhões.

A figura de São Sebastião, padroeiro da cidade de Ribeirão Preto, possui uma história marcante. Soldado romano e defensor da fé cristã, Sebastião foi morto por Diocleciano, mas se tornou símbolo de proteção contra diversas adversidades. Relacionado à agropecuária e ao campo, São Sebastião é também invocado como guardião contra pestes, epidemias e calamidades. A celebração em sua homenagem representa não só um momento de devoção, mas também de reconhecimento à importância religiosa e histórica da cidade.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp