Temporal fecha Porto de Santos por 14 horas em SP, normalização na madrugada

temporal-fecha-porto-de-santos-por-14-horas-em-sp2C-normalizacao-na-madrugada0A0A

Temporal paralisa navegação no Porto de Santos por 14 horas

Capitania dos Portos define fechamento para garantir a segurança da navegação. Segundo a Praticagem, a rajada máxima dos ventos registrada foi de 100 km/h, enquanto as ondas chegaram a 2,60 metros.

Temporal fecha o porto de Santos, em SP

Temporal fecha o porto de Santos, em SP

A navegação no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, foi retomada na madrugada desta terça-feira (20) após ficar 14 horas suspensa por conta do temporal que atingiu a região na segunda-feira (19). Conforme apurado pelo DE, a entrada e saída de navios foi normalizada às 4h30.

A forte chuva alagou diversas áreas da Baixada Santista na segunda-feira (19). Segundo a Defesa Civil do Estado, Itanhaém foi a cidade com maior acumulado de chuva, com 176 milímetros em 24h, seguida de Peruíbe com 171 mm.

De acordo com a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), o Porto de Santos foi fechado às 14h10 de segunda-feira (19) e reabriu somente às 4h30 desta terça por conta das condições meteorológicas que comprometem a segurança da navegação.

Segundo a Praticagem, a rajada máxima dos ventos registrada foi de 100 km/h, enquanto as ondas chegaram a 2,60 metros. O órgão explicou que, apesar dos fenômenos meteorológicos estarem cada vez mais extremos, há sensores que medem altura e período das ondas, altura das marés, direção e intensidades dos ventos.

“Com isso, temos dados objetivos e concretos para nos prepararmos para esse tipo de emergência, assessorando a Autoridade Marítima no sentido de fechar o porto, liberar paulatinamente a navegação dependendo do calado dos navios e acompanhando em tempo real, proporcionando que as operações retomarem à normalidade com segurança”, explicou.

Procurada pelo DE, a Autoridade Portuária de Santos (APS) não se manifestou sobre os reflexos da paralisação da navegação até a publicação desta reportagem.

ESTRAGOS

Temporal deixa diversas áreas alagadas em cidades da Baixada Santista

Os principais transtornos ocorreram no trânsito, com ruas tomadas pela água, mas também houve relatos de casas invadidas e quedas de árvores nesta segunda-feira (19). Além disso, algumas famílias ficaram desalojadas em Itanhaém e Mongaguá.

A chuva deu trégua na região nesta terça-feira (20), mas o DE não obteve retorno sobre as pessoas desalojadas até a publicação desta reportagem.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp