Aviso laranja: Chuva intensa atinge BH e 506 cidades de MG; risco de alagamentos, rajadas de vento

aviso-laranja3A-chuva-intensa-atinge-bh-e-506-cidades-de-mg3B-risco-de-alagamentos2C-rajadas-de-vento

Aviso laranja de chuva intensa atinge BH e outras 506 cidades de MG até quarta; veja lista

A capital mineira enfrenta a atuação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Existe risco para alagamentos e rajadas de vento.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta terça-feira (20), o aviso laranja de chuva intensa para 507 cidades de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte e Região Metropolitana. A advertência vale até o fim da quarta-feira (21) e descreve possibilidade de volume de água entre 30 e 60 mm por hora, além de ventos de até 100 km por hora. Até o fim desta terça-feira (20), o volume de chuva pode chegar a 100 mm. A capital mineira enfrenta a atuação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O fenômeno é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão.

De acordo com o Inmet, existe, ainda, risco para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Diante disso, a orientação do instituto é que a população não se abrigue debaixo de árvores e nem estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Caso seja possível, outra recomendação é desligar os aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de emergência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados. O aviso meteorológico cobre a maior parte do estado, além de outras regiões próximas, como o Espírito Santo, o Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Tocantins, Piauí, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso.

Em Minas Gerais, localidades no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, Noroeste de Minas e Oeste de Minas estão incluídas no alerta.

VEJA LISTA COMPLETA DE CIDADES MINEIRAS EM ‘PERIGO’:

[Lista de cidades omitida por extensão]

Os avisos de chuva intensa e ventos fortes continuam a impactar Minas Gerais, com a possibilidade de alagamentos e outros danos. A população deve estar atenta e seguir as orientações de segurança dos órgãos competentes. No caso de emergências, como cortes de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos, é fundamental acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros imediatamente. Proteger-se e seguir medidas de precaução são essenciais para garantir a segurança durante períodos de alerta como esse, garantindo a preservação da vida e dos bens materiais.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp