Terceiro suspeito de envolvimento na morte de capitão da PM é preso em Salvador
Homem se apresentou no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), no
bairro de Itapuã, nesta terça-feira (20).
Terceiro suspeito da morte de capitão da PM em Salvador se apresenta à polícia
Um terceiro suspeito de participar do assassinato do capitão da Polícia Militar
Osniésio Pereira Salomão, de 37 anos, foi preso em Salvador, na tarde desta terça-feira (20). A informação foi confirmada pela Polícia Civil (PC) à TV Bahia.
O crime ocorreu na noite da última quinta-feira (15), dia da Lavagem do Bonfim, na Avenida Lafayete Coutinho, conhecida popularmente como Contorno. O capitão foi vítima de uma tentativa de assalto e trocou tiros com um criminoso, que também morreu.
Conforme informações iniciais apuradas pela equipe de reportagem, o homem preso nesta terça foi identificado como Gabriel dos Santos, de 25 anos. Ele pilotava a motocicleta usada no crime.
O suspeito teve mandado de prisão cumprido após se apresentar na sede do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Com isso, conforme a PC, o caso é considerado elucidado.
Vitor Souza da Silva, Geovane de Oliveira da Silva e Gabriel dos Santos são suspeitos do assassinato — Foto: Divulgação
O crime aconteceu por volta das 20h da última quinta-feira (15), quando o capitão Salomão, que não estava de serviço, saía de uma festa privada que acontecia na região. Imagens da câmera de segurança de um motorista que passava pelo local flagraram o exato momento da troca de tiros.
O suspeito que morreu foi identificado como Vitor Souza da Silva, de 23 anos, morador do bairro Nordeste de Amaralina. Com ele, foi apreendido um carregador de pistola municiado. O homem cumpria regime aberto pelo crime de tráfico de drogas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele já havia sido preso e era suspeito de integrar uma facção criminosa envolvida com tráficos de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores.
Vitor ficou preso no Conjunto Penal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, e foi colocado em regime aberto em agosto de 2024.
Na segunda-feira (19), outro suspeito foi preso após se apresentar à polícia. Geovane de Oliveira da Silva, de 26 anos, é suspeito de outros crimes. A presença dele no local do assassinato foi confirmada após investigações. Além disso, ele seria proprietário da motocicleta.
Oficial da turma de 2010, o Capitão Salomão foi subcomandante do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos (Gêmeos). Ele estava lotado na 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Periperi).
Nas redes sociais, a Polícia Militar lamentou a morte e disse que ele “construiu sua história na corporação pautado pelo compromisso com a missão policial, pelo respeito à tropa e à sociedade baiana”. A instituição também destacou marcas de liderança e dedicação mostradas por Salomão durante a trajetória profissional e se solidarizou com familiares, amigos e colegas de trabalho dele. O capitão era casado e deixou duas filhas. O Boteco do Salomé, espaço fundado pelo PM, afirmou que ficará fechado por tempo indeterminado.




