Laboratório Móvel Testa Bebidas Alcoólicas no Carnaval do RJ: Ação da Defesa do Consumidor e Procon-RJ

laboratorio-movel-testa-bebidas-alcoolicas-no-carnaval-do-rj3A-acao-da-defesa-do-consumidor-e-procon-rj

Laboratório móvel vai testar se bebidas alcoólicas vendidas aos foliões durante o carnaval estão contaminadas. A ação é da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e do Procon-RJ e visa não só fiscalizar, mas orientar os consumidores a observar a qualidade dos produtos que estão consumindo durante a festa.

Um laboratório itinerante vai testar, em poucos minutos, a qualidade de bebidas alcoólicas oferecidas aos foliões durante o carnaval do Rio de Janeiro. A ação faz parte de uma série de ações de proteção e orientação dos consumidores durante a folia. O objetivo é coibir a circulação de bebidas adulteradas, com foco nos destilados. O técnico coleta a bebida com uma seringa e o injeta em um equipamento, que vai analisar a composição e indicar se ela é adequada ao consumo.

“Estamos chegando às vésperas do maior espetáculo da terra, com expectativa de aumento no turismo nacional e internacional. Vamos percorrer blocos de rua e estaremos na Sapucaí para fazer testes. Vamos atuar em todo o estado. Não é só uma ação de fiscalização, mas de conscientização”, afirmou Rogério Pimenta, subsecretário de Defesa do Consumidor.

Em caso de adulteração, as bebidas com irregularidades serão apreendidas e o fornecedor será autuado. Os agentes também vão distribuir uma cartilha com informações sobre como identificar os principais indícios de fraude, com orientações sobre lacre e coloração, por exemplo. Um dos focos é evitar a circulação de bebidas com metanol. O Estado do Rio de Janeiro não registrou nenhum caso confirmado de contaminação.

“O Rio de Janeiro não sofreu nenhum caso de metanol até hoje por causa dessa ação de capacitação de agentes públicos e privados para orientar e buscar esse melhor atendimento à população”, completou Pimenta.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp