Uma nova pesquisa nacional trouxe um vento favorável para a estratégia presidencial do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Divulgada nesta quarta-feira (21), uma pesquisa AtlasIntel mostra o governador em ascensão, atingindo 15,2% das intenções de voto em um cenário sem os principais nomes da família Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas.
Nesse cenário específico, que simula uma disputa pela chamada “terceira via”, Caiado aparece em segundo lugar nacional, atrás apenas do presidente Lula (48,8%) e à frente de outros governadores como Romeu Zema (11,4%) e Ratinho Júnior (9,4%). O crescimento reforça a tese defendida por uma ala de seu partido, o União Brasil, de que uma candidatura própria pode ser uma saída estratégica para evitar o desgaste do apoio direto a Lula ou a Flávio Bolsonaro.
Os números de Caiado são ainda mais expressivos em seu reduto eleitoral. No estado de Goiás, uma pesquisa do IGAPE já apontava que ele lidera com folga, tendo mais de 50% das intenções de voto. Nacionalmente, ele se destaca entre o eleitorado evangélico (26,1%) e na região Centro-Oeste (34,4%), onde supera o presidente Lula.
Outro dado positivo para o governador é a rejeição. Entre os nomes testados na pesquisa nacional, Caiado tem o menor índice de rejeição, com 40,7%, ficando atrás de Lula (49,7%) e Flávio Bolsonaro (47,4%). A pesquisa ouviu 5.418 pessoas entre 15 e 20 de janeiro e tem margem de erro de 1 ponto percentual.




