A caminhada do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) atingiu mais de 120 quilômetros no quarto dia, ao longo da rodovia BR-040, em direção ao Distrito Federal. A assessoria do parlamentar informou que o trajeto total será de 240 quilômetros, partindo de Paracatu em Minas Gerais. O objetivo da mobilização é realizar um ato na Praça do Cruzeiro, em Brasília, com o lema ‘Acorda Brasil’, no próximo domingo, 25, ao meio-dia, em protesto contra as arbitrariedades recentes no país.
A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e a situação jurídica dos envolvidos nos acontecimentos de 8 de janeiro estão entre os temas que motivam o protesto do deputado. Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de reclusão, está detido no 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, na Papuda. A PRF acompanha a caminhada de Nikolas, apesar da ausência de comunicação prévia do deslocamento. A corporação alerta para os riscos da manifestação devido à presença de pedestres na pista, em uma via com pista simples e acostamento curto em diversos trechos.
A assessoria do deputado afirmou que a decisão de iniciar a caminhada foi tomada no mesmo dia da entrega de uma emenda parlamentar em Paracatu. Ofícios foram enviados à PRF e ANTT no mesmo dia, comunicando oficialmente o percurso pela BR-040. A assessoria esclareceu que a comunicação prévia foi realizada conforme o protocolo. A ANTT não se pronunciou até o momento em resposta aos ofícios enviados. A caminhada de Nikolas Ferreira segue em direção ao DF, em um ato de protesto contra as injustiças e arbitrariedades no país, defendendo seus posicionamentos com determinação e coragem.




