Inep analisará pedido de estudante que se sentiu prejudicado no Enem

O estudante que se sentiu prejudicado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá informar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir do dia 11. Cada caso será analisado e o participante poderá ter direito a fazer a prova novamente.

“Caso você tenha se sentido prejudicado com relação à logística de aplicação do exame no primeiro dia, compareça ao segundo dia e registre sua reclamação na Página do Participante a partir do dia 11 de novembro”, orienta a coordenadora de Procedimentos de Aplicação do Inep, Patrícia Onório.

De acordo com o edital do Enem, o participante tem cinco dias úteis após o segundo dia de aplicação do exame, no dia 10 de novembro, para registrar a reclamação. Poderão ter direito à reaplicação aqueles que foram afetados por problemas logísticos. Os casos serão julgados, individualmente, pela Comissão de Demandas.

São considerados problemas logísticos fatores como desastres naturais que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; e erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que leve ao comprovado prejuízo do participante.

Os estudantes que sentiram alguma indisposição ou problema de saúde e tiveram que sair da sala onde estava sendo aplicada a prova não terão direito à reaplicação, segundo as regras do exame.

Os registros devem ser feitos na Página do Participante. A aprovação ou reprovação da solicitação da reaplicação será divulgada também nessa página. A prova será reaplicada nos dias 10 e 11 de dezembro.

Declaração

Os candidatos que precisarem comprovar presença no dia de prova do Enem para, por exemplo, justificar falta no trabalho, devem imprimir a Declaração de Comparecimento personalizada, disponível na Página do Participante.

A declaração do segundo dia de prova pode ser acessada a partir de hoje (4) e deve ser impressa e entregue ao aplicador no dia do exame.

As regras do Enem para o segundo exame são as mesmas. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. A duração do exame, no entanto, será menor, os participantes terão 5 horas para resolver as questões.

Ontem (3), os estudantes fizeram as provas de redação, ciências humanas e linguagens. No próximo domingo (10), farão as provas de matemática e ciências da natureza.

Candidatos inscritos que faltaram no primeiro dia, podem fazer as provas do segundo dia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Casos de HIV registra redução de 10% Goiânia

Nos primeiros nove meses de 2024, Goiânia viu uma redução de 10% no número de novos casos do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com dados da Gerência de Doenças e Agravos Transmissíveis IST e Aids, a capital registrou 542 casos de HIV de janeiro a setembro de 2023, enquanto no mesmo período de 2024, o número caiu para 485, representando uma redução de 10,52%.
 
Essa diminuição é atribuída principalmente ao aumento no uso da Profilaxia Pre-Exposição (PrEP), com um crescimento de 20,89% no número de novos usuários neste ano. Além disso, há também o aumento de pacientes que, ao serem diagnosticados com HIV, iniciam o tratamento regular, retardando assim o desenvolvimento da Aids. “Essas estratégias têm mostrado resultados significativos na prevenção da progressão da doença,” explica a técnica de Vigilância Epidemiológica das Infecções Sexualmente Transmissíveis, Valeria Borba.
 
Embora a redução nos novos casos seja positiva, a situação ainda exige atenção, pois ainda há óbitos causados pela doença. Até agosto deste ano, foram registrados 46 óbitos em decorrência do HIV/Aids. Atualmente, cerca de seis mil pessoas convivem com o vírus na capital, sendo 85% delas do sexo masculino.
 
A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais no combate ao vírus. “É necessário manter o alerta sobre a importância da prevenção e dos testes rápidos em casos necessários. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações graves e óbitos,” alerta a diretora de Vigilância Epidemiológica, Marília de Castro.
 
No dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Goiânia promoverá uma ação de conscientização e prevenção para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento ocorrerá das 8h às 12h, no Lago das Rosas, no Setor Oeste. A ação é aberta ao público e contará com atividades gratuitas voltadas à informação, prevenção e diagnóstico precoce da doença. A programação inclui a realização de testes rápidos, distribuição de autotestes, além de orientações com profissionais de saúde sobre a doença e as formas de prevenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp