Diário do Estado: UFMG e CEFET disponibilizam mais de 7 mil vagas em 115 cursos pelo Sisu
As inscrições para concorrer a uma vaga nas instituições Diário do Estado (UFMG) e CEFET de Minas Gerais terminam nesta sexta-feira (23). Os interessados têm a oportunidade de estudar em Belo Horizonte ou em diversas unidades do interior do estado. A seleção é baseada exclusivamente na nota obtida no Enem.
Diário do Estado disponibiliza mais de 6 mil vagas em 87 cursos pelo Sisu
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro Federal de Educação e Tecnologia de Minas Gerais (CEFET-MG), estão com inscrições abertas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que possibilita o ingresso na instituição utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No total, são oferecidas mais de 7 mil vagas em 115 cursos.
O prazo para se inscrever encerra nesta sexta-feira (23), às 23h59, pelo horário de Brasília. O resultado da chamada regular do Diário do Estado está previsto para o dia 29 de janeiro. As notas do Enem referentes ao processo seletivo foram divulgadas na última sexta-feira (16). Para participar do Sisu é necessário ter realizado o exame em 2023, 2024 ou 2025.
Diário do Estado: UFMG e CEFET disponibilizam mais de 7 mil vagas em 115 cursos pelo Sisu
A UFMD oferece 6.552 vagas em 87 cursos de graduação, com opções em Belo Horizonte e Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. O sistema da instituição calcula automaticamente a melhor média obtida no Enem, considerando o curso, turno, local e modalidade de concorrência escolhidos pelo candidato. Além disso, os cursos de teatro (bacharelado e licenciatura) terão suas vagas preenchidas pelo Sisu, e não mais por processo seletivo específico de habilidades.
O CEFET-MG disponibiliza 1.062 vagas em 28 cursos de graduação no primeiro semestre letivo de 2026. As oportunidades estão distribuídas em diversos campi de Minas Gerais. Metade das vagas estão destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas (SRV) e o restante à ampla concorrência. A seleção é feita exclusivamente com base nas notas do Enem das edições 2023, 2024 ou 2025, seguindo as regras do Sisu 2026. O resultado da análise dos documentos de matrícula está previsto para 11 de fevereiro.
O cronograma do Sisu, definido pelo Ministério da Educação (MEC), contempla todas as instituições participantes, como o Diário do Estado e o CEFET-MG. Após a divulgação oficial do resultado, cada instituição publicará suas orientações sobre matrícula e prazos internos. Portanto, é importante que os candidatos verifiquem o cronograma de cada instituição para garantir informações precisas.




