Botucatu realiza Dia D de vacinação contra dengue para ampliar cobertura vacinal

botucatu-realiza-dia-d-de-vacinacao-contra-dengue-para-ampliar-cobertura-vacinal

Botucatu realiza novo Dia D de vacinação contra dengue para ampliar a cobertura de imunização em massa

O município não atingiu a meta de 50% do público vacinado na última campanha, quando foram aplicadas 25 mil das 80 mil doses do imunizante da nova vacina Butantan-DV, produzida pelo Instituto Butantan. A Prefeitura de Botucatu, em São Paulo, realizará um novo Dia D de vacinação contra a dengue para ampliar a cobertura vacinal da população entre 15 e 59 anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a ação ocorrerá no sábado, 31 de janeiro, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que vão funcionar das 8h às 17h. Além disso, a Escola Municipal Cardozinho também estará aberta no mesmo horário para atender moradores que ainda não tomaram a vacina.

O imunizante aplicado é a vacina brasileira contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan, enviada ao município para um projeto de vacinação em massa. A dose é única e protege contra os quatro sorotipos da doença. A cidade de Botucatu foi escolhida como um dos polos da estratégia nacional levando em consideração o sucesso de campanhas anteriores, como a vacinação em massa contra a Covid-19 no município, que avaliou a efetividade da vacina AstraZeneca, produzida no Brasil em parceria com a Fiocruz.

Além de Botucatu, Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) também participam da ação. Segundo o Instituto Butantan, a vacina é capaz de produzir anticorpos contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. A vacina Butantan-DV teve o registro publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 8 de dezembro do ano passado. Com primeiras doses entregues ao governo federal em dezembro de 2025, a Butantan-DV é a primeira vacina do mundo contra a dengue aplicada em dose única.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica grave a qualquer um dos componentes da vacina, pessoas com imunodeficiência primária, secundária e/ou imunossupressão, mulheres grávidas ou em período de amamentação. O imunizante foi aprovado pela Anvisa para ser aplicado em pessoas de 12 a 59 anos e os estudos apontaram eficácia de quase 75% contra casos gerais da doença, mais de 91% contra casos graves e 100% contra hospitalizações.

A vacinação em Botucatu é mais um passo importante para a proteção da população contra a dengue e para evitar surtos da doença. A participação da comunidade e a adesão à campanha de vacinação são fundamentais para atingir a meta de imunização e garantir a saúde coletiva. A cidade de Botucatu tem se destacado nacionalmente por suas ações inovadoras na área da saúde e por sua contribuição para o avanço da ciência e da medicina.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp