Memória Vanguarda: Reviva as notícias marcantes da região há mais de 20 anos

memoria-vanguarda3A-reviva-as-noticias-marcantes-da-regiao-ha-mais-de-20-anos

Memória Vanguarda: relembre o que foi notícia na região há mais de 20 anos

O quadro do Link Vanguarda resgata a história e momentos marcantes vividos pelos moradores da região do Vale do Paraíba. No telejornal deste sábado (24), o quadro Memória Vanguarda foi exibido, trazendo à tona lembranças de acontecimentos passados que ainda permanecem na memória dos habitantes locais.

Neste sábado, o quadro destacou momentos que foram notícia em janeiro no Litoral Norte, em anos diferentes. Em janeiro de 2003, o Campeonato Brasileiro de Optmist reuniu 154 velejadores jovens que deram um show nas águas entre Ilhabela e São Sebastião, demonstrando habilidade e destreza em suas categorias.

Além das competições marítimas, janeiro de 2003 também foi marcado por um grupo de pedal a caminho da Praia de Castelhanos, mostrando a diversidade de atividades e cenários que compõem a região do Litoral Norte. Já em janeiro de 2001, o esporte do momento era o Dirt Jump, com atletas saltando rampas de terra com suas bicicletas em um campeonato na Praia do Centro, em Caraguatatuba.

A Rede Vanguarda acompanhou de perto esses eventos, registrando não apenas a prática esportiva, mas também visitando locais históricos da região. Em 2001, as ruínas em pedra da antiga Fazenda Bom Retiro foram destacadas, evidenciando a construção de um engenheiro francês no século 19 para ensinar técnicas de fabricação do açúcar. As ruínas de Lagoinha, tombadas como patrimônio histórico, também foram registradas com a instalação de iluminação no local, próximo ao km 72 da rodovia Rio-Santos, em Ubatuba.

O resgate dessas memórias não apenas traz nostalgia para os moradores da região, mas também destaca a importância de preservar a história e os eventos que moldaram o Vale do Paraíba ao longo dos anos. Através do quadro Memória Vanguarda, é possível reviver esses momentos e celebrar a diversidade cultural e esportiva que fazem parte do cotidiano local.

Se você se interessa por conhecer mais sobre o passado e o presente do Vale do Paraíba e região Bragantina, continue acompanhando as notícias e eventos que moldam a história local. Através de relatos e registros, é possível manter viva a memória dos acontecimentos e pessoas que contribuíram para a construção da identidade regional. Não deixe de conferir as próximas edições do quadro Memória Vanguarda e mergulhe na história da região.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp