Incêndio em restaurante temático de Gramado: equipamento essencial foi retirado, aponta investigação

incendio-em-restaurante-tematico-de-gramado3A-equipamento-essencial-foi-retirado2C-aponta-investigacao

Investigação aponta que equipamento foi retirado após incêndio em parque temático de Gramado

Conforme a empresa responsável pelo icebar, o dispositivo registra dados sobre o funcionamento do sistema de refrigeração.

Incêndio atinge restaurante temático em Gramado

Incêndio atinge restaurante temático em Gramado

A investigação sobre o incêndio que atingiu a estrutura do Castelo de Gelo, parque temático que está sendo construído em Gramado, na Serra Gaúcha, foi concluída. Em nota divulgada por Eduardo Kny, presidente da Hector Studios, a empresa responsável pelo empreendimento diz que foi constatada a retirada de um “equipamento essencial para a análise técnica do sistema de refrigeração”.

> “Há ainda elementos documentados que indicam que o acesso ao local para a retirada do dispositivo ocorreu mediante identificação indevida de pessoas como se fossem integrantes da nossa equipe”, afirma Kny.

O dispositivo, que registra dados sobre o funcionamento do sistema de refrigeração, teria sido retirado por funcionários da Dufrio, empresa com faturamento bilionário e considerada referência em soluções de refrigeração no Brasil, que é a fornecedora das câmaras frias do icebar.

Um laudo técnico foi elaborado por uma empresa privada e apontou a origem do incêndio e suas prováveis causas. Porém, o CEO não divulgou detalhes sobre a conclusão da perícia. Uma coletiva de imprensa está marcada para a segunda-feira (26) no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

> “Este manifesto, contudo, não busca antecipar conclusões, atribuir responsabilidades ou substituir o trabalho das autoridades competentes. Reiteramos nossa confiança nas instituições públicas.”

Conforme o empresário, a retirada desse equipamento da cena do incêndio foi objeto de apuração. Segundo ele, o inquérito policial já foi concluído. A reportagem procurou a Polícia Civil, que não divulgou detalhes sobre a conclusão até a noite deste sábado (24).

O incêndio aconteceu em 9 de outubro do ano passado após testes do sistema de congelamento do parque. Ninguém se feriu.

O EMPREENDIMENTO

O parque terá uma estrutura de 1,2 mil metros quadrados, incluindo o salão principal, onde as temperaturas devem chegar a -15°C. A atração é inspirada na história de “A Bela e a Fera” e seria inaugurada em novembro de 2025.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp