O governo federal anunciou que a partir da próxima segunda-feira (26), todas as capitais do país serão incluídas no programa de assistência social chamado De do Povo. A implementação do programa está prevista para ser concluída em março deste ano, beneficiando cerca de 15 milhões de famílias, o que corresponde a aproximadamente 50 milhões de pessoas, em todos os 5.571 municípios do Brasil.
Batizado de “De do Povo”, o programa tem como objetivo oferecer gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) e pretende ampliar o atual Auxílio Gás, com uma nova modalidade direcionada para famílias cadastradas no Cadastro Único, com renda igual ou inferior a meio salário mínimo. A iniciativa visa auxiliar a parcela da população que mais necessita desse tipo de auxílio.
As 17 capitais que serão contempladas pelo programa De do Povo são: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES). Com a inclusão dessas capitais, o alcance do programa será mais abrangente em todo o país.
O benefício do De do Povo é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único, com renda de até meio salário mínimo, sendo priorizadas aquelas que recebem o Bolsa Família. É importante ressaltar que o registro no Cadastro Único precisa estar atualizado nos últimos 24 meses para que as famílias tenham direito ao auxílio.
Para realizar a retirada do botijão de gás gratuitamente, o responsável familiar poderá comparecer nas revendedoras participantes do programa, sem a necessidade de intermediários, utilizando um dos meios de validação eletrônica disponibilizados pela Caixa. A quantidade de botijões que podem ser retirados por família irá variar de acordo com o número de integrantes, sendo quatro auxílios por ano para famílias de duas ou três pessoas e seis auxílios por ano para famílias de quatro ou mais integrantes.
As revendas que desejam participar do programa De do Povo deverão seguir as regras de identidade visual estabelecidas, como portarias de revenda, botijões de GLP, veículos de transporte e materiais de comunicação. Além disso, o aplicativo do beneficiário irá indicar as revendas credenciadas mais próximas da sua residência, facilitando o acesso ao benefício.




