Falha de sistema no INSS gera caos em agência de Porto Alegre: confusão, filas e revolta

falha-de-sistema-no-inss-gera-caos-em-agencia-de-porto-alegre3A-confusao2C-filas-e-revolta

Falha em sistema do INSS causa filas e confusão em agência de Porto Alegre

Um homem precisou ser contido pela Brigada Militar após se exaltar e chutar a porta do local. Segundo a Dataprev, instabilidade foi causada por um aumento nos acessos ao sistema e não há previsão de normalização do atendimento.

Falhas no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) causaram filas e confusão na agência central de Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (26). Usuários que foram à unidade da rua Jerônimo Coelho, no Centro, tiveram atendimentos cancelados, e um homem precisou ser contido pela Brigada Militar (BM) após se exaltar e chutar a porta do local.

O tumulto ocorreu por volta das 9h. De acordo com relatos, o homem ficou irritado com a situação, gritou e danificou a porta da agência. Ele foi conduzido pela BM a uma delegacia para registro da ocorrência.

A instabilidade no sistema, que começou há uma semana, afeta principalmente quem depende de serviços que exigem o cadastro de biometria no sistema gov.br, como a liberação de empréstimo consignado. Na agência, os usuários foram informados de que o serviço não estaria disponível nesta segunda.

As falhas persistem nos canais presenciais, por telefone e também nos serviços online, disponíveis no aplicativo e no site do INSS. Usuários relataram ter chegado à agência por volta das 8h30 e saído às 10h, sem conseguir atendimento. “Está fora de sistema. O sistema caiu todo de novo. É essa luta toda a vida”, disse um dos segurados que aguardava no local.

Outra mulher afirmou que não conseguiu realizar o desbloqueio necessário. Algumas pessoas tentaram buscar o serviço no cartório eleitoral, na rua Siqueira Campos, mas também encontraram dificuldades.

Em nota, a Dataprev, empresa de tecnologia que desenvolve o sistema, informou que o problema se deve a um aumento de mais de 200% nos acessos, com um pico de 10,8 milhões de usuários na última terça-feira (20). Segundo a empresa, o grande volume de acessos está relacionado a consultas de margens para empréstimos após o aumento do salário mínimo e ao período de fechamento da folha de pagamento.

A Dataprev afirmou que “vem trabalhando para solucionar” a instabilidade, enquanto o INSS declarou que acompanha as ações para a normalização do serviço. Segundo a Dataprev, instabilidade foi causada por um aumento nos acessos ao sistema e não há previsão de normalização do atendimento.

VÍDEOS: TUDO SOBRE O RS

Ao enfrentar uma falha no sistema do INSS, os usuários da agência de Porto Alegre vivenciaram momentos de caos e desorganização. A instabilidade no sistema causou filas e a revolta de algumas pessoas, resultando até mesmo em uma intervenção da Brigada Militar para conter um homem exaltado. A Dataprev, responsável pelo sistema, informou que o aumento nos acessos gerou a instabilidade, impactando os serviços presenciais e online. A situação se arrasta há uma semana e não há previsão de normalização.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp