Homem em surto morre durante abordagem policial após atacar agentes com facão no RS, diz Polícia Militar
Ele era paciente do CAPS e seria encaminhado para internação em Hospital. Caso aconteceu nesta segunda-feira (26) em Viamão.
Um homem de 46 anos em surto foi morto durante uma abordagem policial na tarde desta segunda-feira (26), em Viamão, Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura e pela Brigada Militar, ele era paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e seria encaminhado para internação no Hospital de Viamão.
De acordo com a administração municipal, guardas prestavam apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) quando o paciente teve um surto dentro da unidade. Ele teria ferido agentes da Guarda Municipal com um facão e deixado o local logo depois.
A Brigada Militar (BM) — a polícia militar do Rio Grande do Sul — foi acionada e enviou uma guarnição para reforçar o atendimento. Nas proximidades do CAPS, os policiais localizaram e abordaram o homem. Conforme a corporação, ele teria avançado contra os PMs com o facão e atingido um dos policiais na mão.
Ainda segundo a BM, mesmo após o uso de armamento menos letal, o homem teria continuado a agressão. Para conter o ataque e proteger o policial ferido, os agentes efetuaram disparos de arma de fogo. O paciente foi atingido e morreu no local.
A área foi isolada. As armas utilizadas pelos policiais foram apreendidas, e um Inquérito Policial Militar será instaurado para apurar as circunstâncias do caso. A Brigada Militar informou que os policiais envolvidos usavam câmeras corporais no momento da ação.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Viamão.
A Brigada Militar, por meio do 18º Batalhão de Polícia Militar, informa que, na tarde desta segunda-feira (26/01), atendeu a uma solicitação de apoio à Guarda Municipal de Viamão. A demanda ocorreu após guardas municipais terem sido feridos por golpes de facão ao tentarem auxiliar equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na condução de um paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para internação no Hospital de Viamão.
“A Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria de Segurança Pública, informa que, na tarde desta segunda-feira (26/01), prestava apoio ao SAMU em uma ocorrência para a condução de um paciente do CAPS ao Hospital de Viamão, um homem de 46 anos, para fins de internação. Durante o atendimento, o paciente entrou em surto e agrediu guardas municipais com um facão, causando ferimentos nos agentes. Na sequência, ele saiu do CAPS. Diante da gravidade da situação, foi solicitado apoio à Brigada Militar, que deslocou uma guarnição ao local”.




