O Bafta Awards, principal prêmio do cinema britânico, é uma premiação de renome que conta com quatro indicações disputadas pelo Brasil, com destaque para o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, cotado para duas categorias. O anúncio dos indicados ao BAFTA Awards será feito nesta terça-feira, e o Brasil está presente em quatro categorias, sendo O Agente Secreto uma das produções em destaque para concorrer como Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
Historicamente, o BAFTA tem servido como um termômetro importante para o Oscar, embora não seja determinante para a premiação principal do cinema mundial. Organizado pela Academia Britânica de Cinema, o BAFTA é considerado o “Oscar britânico”, sendo criado em 1949 e atualmente contando com 25 categorias que abrangem produções do Reino Unido e de diversos países.
Antes do anúncio oficial, a academia disponibiliza listas de pré-selecionados, com até dez títulos por categoria, para posteriormente reduzir os nomes aos cinco finalistas. Além da disputa de Melhor Filme Internacional, O Agente Secreto também concorre a uma possível indicação na categoria de Melhor Roteiro Original. Outros brasileiros estão na corrida, como Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, e Adolpho Veloso, diretor de fotografia de Sonhos de Trem.
Nos Estados Unidos, o filme O Agente Secreto já garantiu quatro indicações ao Oscar de 2026. A coincidência entre os vencedores de BAFTA e Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional tem sido significativa ao longo dos anos, com 43% de coincidência entre 1995 e 2025 e uma sequência de seis vitórias consecutivas entre 2019 e 2024.
O Brasil possui três vitórias históricas no BAFTA, com Central do Brasil, Diários de Motocicleta e Cidade de Deus. Walter Salles, renomado diretor brasileiro, foi premiado em duas ocasiões. A expectativa para a premiação deste ano envolve a disputa entre O Agente Secreto e outros concorrentes, como o norueguês Valor Sentimental, que podem influenciar nas chances do filme brasileiro no Oscar.
A proximidade de votantes latinos no Oscar pode favorecer as chances de O Agente Secreto na premiação norte-americana, mesmo que reduza suas possibilidades no BAFTA. A vitória no prêmio britânico representa reconhecimento internacional relevante, porém, as chances do Brasil no Oscar dependerão da campanha realizada nos próximos meses, sendo fundamental uma estratégia eficaz para buscar o reconhecimento da Academia. Independentemente do resultado no BAFTA, o desempenho no Oscar será determinante para o reconhecimento internacional da produção brasileira.



