O Bafta anunciou nesta terça-feira os indicados para a 79ª edição da premiação. O Brasil marca presença em quatro categorias, sendo duas delas ocupadas por O Agente Secreto. Enquanto isso, o norueguês Valor Sentimental, principal concorrente do filme brasileiro no Oscar, concorre a sete prêmios.
Mesmo com um número reduzido de indicações, o resultado não determina as chances do filme de Kleber Mendonça Filho na premiação norte-americana. Especialistas apontam que este é um momento crucial que deve ser aproveitado estrategicamente para não perder fôlego na corrida rumo ao Oscar.
O Bafta é considerado o “Oscar britânico” e possui grande relevância na indústria cinematográfica como termômetro para os resultados em Hollywood. Diferentemente de premiações como o Critics’ Choice, o Bafta e o Oscar contam com votos dos profissionais da indústria do cinema, o que pode influenciar nas escolhas dos vencedores das categorias.
O norueguês Valor Sentimental desponta como forte concorrente de O Agente Secreto no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A presença do filme brasileiro no Bafta mantém sua visibilidade em uma das principais vitrines da temporada, embora não esteja entre os protagonistas da premiação britânica.
A lista de indicações e a ausência de Wagner Moura, protagonista de O Agente Secreto, nas principais premiações anteriores podem impactar a campanha do filme brasileiro. No entanto, especialistas ressaltam que a indicação por si só já é uma importante arma durante a disputa, atraindo mais atenção para a produção.
Valor Sentimental emerge como favorito não apenas no Bafta, mas também para a corrida do Oscar, colocando em xeque as chances de vitória de O Agente Secreto na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A distribuidora Mubi, responsável pelos dois filmes, pode ter atribuído menos prioridade ao longa brasileiro no Reino Unido, o que refletiu nas indicações.
A relativização do peso do Bafta em relação ao Oscar é observada em casos anteriores, onde filmes que perderam ou não foram indicados acabaram vencendo na premiação norte-americana. Ainda assim, as vitórias em premiações prévias contribuem para dar visibilidade e impulsionar a campanha dos filmes, mesmo quando não saem vitoriosos.
Apesar da importância do Bafta como indicativo para o Oscar, a premiação britânica não determina de forma direta os vencedores da academia americana. O contexto de cada premiação, o corpo de votantes, e a estratégia de campanha de cada filme são determinantes para o desempenho e sucesso na temporada de premiações.



