Estudantes brasileiros retidos em aeroporto nos EUA embarcam para SP após três dias em Dallas.

estudantes-brasileiros-retidos-em-aeroporto-nos-eua-embarcam-para-sp-apos-tres-dias-em-dallas

Após três dias retidos em aeroporto nos EUA, estudantes brasileiros conseguem voo e embarcam para SP
Jovens de 14 a 18 anos ficaram três dias no aeroporto de Dallas devido a tempestade de inverno que cancelou mais de 9 mil voos. Previsão de pouso em Guarulhos é para a tarde desta quarta-feira (28).

O grupo de 15 estudantes, que estava retido no Aeroporto Internacional de Dallas–Fort Worth (DFW) nos Estados Unidos, embarcou para o Brasil em um voo de Dallas para São Paulo na madrugada desta quarta-feira (28). Após a repercussão do caso, foi disponibilizado um voo para os alunos, que tiveram cinco cancelamentos devido a condições climáticas adversas causadas por uma tempestade de inverno que atinge os EUA e provocou o cancelamento de mais de 9 mil voos.

Segundo Lais Cardoso, mãe de uma das adolescentes, a aeronave saiu de Dallas por volta de 0h19 (3h19 no horário de Brasília) e chegará às 13h desta quarta-feira (28) na capital paulista. Ainda de acordo com a mulher, os estudantes iriam decolar horas antes com previsão de chegada às 6h, mas ainda por conta das condições climáticas, saíram apenas nesta madrugada.

Os alunos retornavam de um intercâmbio de três semanas, acompanhados por uma professora responsável, e desde sábado (24) tentam embarcar para o Brasil mas tiveram cinco voos cancelados. Segundo a empresa Volpe & Lima, agência responsável pelo intercâmbio, o grupo formado por jovens de Lençóis Paulista, não estava sendo tratado como prioridade para reacomodação. Giselle Sartori Milagres, professora responsável pelo grupo nos EUA, desabafou sobre as condições precárias enfrentadas pelos estudantes.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que tem conhecimento do caso e presta assistência consular ao grupo de brasileiros. Eles reforçam que a atuação consular do Brasil guia-se pela legislação internacional e nacional e que os procedimentos podem ser consultados no site da pasta.

A American Airlines informou que, quando um voo é cancelado ou sofre atraso significativo, os passageiros são remarcados para o próximo voo disponível, sem custo adicional. A companhia ressaltou que, nos casos em que os cancelamentos são causados por fatores fora de seu controle, como condições climáticas, os passageiros são responsáveis por despesas como hospedagem e alimentação. Medidas como reembolso do valor da passagem podem ser solicitadas pelos passageiros que optarem por não voar.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp