Com a máxima de 39ºC, uma cidade do estado do Rio Grande do Sul registrou a temperatura mais alta do Brasil. Entre as capitais, Porto Alegre foi a que apresentou a maior temperatura nesta terça-feira (27), atingindo os 37ºC. São Luiz Gonzaga, um município do RS com cerca de 34,7 mil habitantes, foi a cidade mais quente do país no mesmo dia, alcançando a marca de 39ºC, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a Climatempo Meteorologia, Porto Alegre foi a capital mais quente do país, com uma temperatura de 37ºC. Essa foi a marca mais alta do ano na capital gaúcha desde 15 de janeiro, quando os termômetros registraram 37,1ºC. O Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul se destacaram como os estados com as maiores temperaturas máximas registradas ao longo do dia.
A lista das maiores temperaturas no Brasil no dia 27 de outubro inclui locais como São Luiz Gonzaga (RS) com 39.0°C, Porto Murtinho (MS) com 38.9°C e Teutônia (RS) com 38.7°C. Os registros de calor também foram observados em Pão de Açúcar (AL), Aquidauana (MS), Corumbá (MS), Barra (BA), Montenegro (RS), Mal. Cândido Rondon (PR) e outros municípios. São Luiz Gonzaga se destacou como a cidade com a maior temperatura do país.
O calor intenso seguiu no estado, com previsão de máximas acima de 33°C na capital na quarta-feira (28). A Climatempo alertou para uma área de baixa pressão que contribuiria para o retorno das pancadas de chuva e temporais isolados em parte do RS. Já na quinta-feira (29), a instabilidade se tornaria mais abrangente, aumentando o risco de pancadas de chuva entre a tarde e a noite.
A previsão é de que a chuva seja irregular e não atinja a Região Metropolitana. O verão no Rio Grande do Sul promete ser quente e com possibilidade de tempestades. O calor intenso pode impactar diversas regiões do estado, exigindo atenção e precaução por parte da população. Estar atento às previsões meteorológicas e seguir orientações das autoridades locais são essenciais para lidar com as condições climáticas extremas.




