Entrega da roupa do Homem da Meia-Noite para o carnaval de 2026: um evento marcante em Olinda com cortejo de maracatus e bolo gigante.

entrega-da-roupa-do-homem-da-meia-noite-para-o-carnaval-de-20263A-um-evento-marcante-em-olinda-com-cortejo-de-maracatus-e-bolo-gigante

A celebração dos 94 anos do Homem da Meia-Noite terá a entrega da roupa do DE para o carnaval de 2026 em um evento marcante que acontecerá na segunda-feira (2) em Olinda. O traje será levado em um cortejo de dez nações de maracatu pelo Sítio Histórico da cidade, em um momento simbólico que promete encantar todos os presentes. Além da entrega da roupa, a festa contará com um bolo gigante para celebrar a data especial.

O cortejo para a entrega da roupa do DE para o carnaval de 2026 terá início às 19h, com as nações de maracatu saindo da Rua Treze de Maio, em frente à casa da estilista responsável pela confecção do traje. O percurso seguirá até o Largo do Bonsucesso, passando pela Cidade Alta e culminando na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde o Homem da Meia-Noite se juntará ao cortejo.

No local, o Homem da Meia-Noite acompanhará o cortejo até a sede do clube, onde será realizado o corte do bolo gigante em homenagem aos 94 anos do calunga. A festa terá a participação da Orquestra do Maestro Carlos, que tocará os parabéns, e dos passistas da Cia Brasil por Dança, que animarão o público com sua performance.

Dez nações de maracatu participarão do cortejo, incluindo o Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Maracatu Leão Coroado, Nação Tigre, Nação Camaleão, Nação Maracambuco, Nação Badia, Nação Luanda, Maracatu Estrela Brilhante de Olinda e Maracatu Sol Brilhante de Olinda. Será um momento de celebração e respeito às tradições culturais locais.

Pela primeira vez, a roupa do Homem da Meia-Noite será transportada pela Rural de Roger de Renor, percorrendo as ruas do Sítio Histórico de Olinda e transmitindo toda a emoção e significado do traje. A entrega oficial da roupa acontecerá no desfile do Sábado de Zé Pereira, mantendo o mistério e a expectativa em torno do tema “Tambores Silenciosos” do carnaval de 2026, que destaca o papel histórico e social do clube.

O presidente do Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite ressaltou a importância simbólica da roupa do DE, que fala por si só quando o Homem da Meia-Noite a utiliza. O tema do desfile para o próximo carnaval reflete o cuidado com as pessoas e a valorização da ancestralidade afro-brasileira, promovendo homenagens a figuras importantes da cultura popular. Esta celebração será mais um marco na história do Homem da Meia-Noite e da cultura pernambucana.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp