Olinda define os homenageados do carnaval e anuncia Alceu Valença, Raphaela Santos e Nação Zumbi como atrações
Maestro Lessa e Eraldo Gomes foram escolhidos após votação popular.
Maestro Lessa e Eraldo Gomes são os homenageados do carnaval de Olinda em 2026 — Foto: Reprodução/Acervo pessoal
A prefeitura de Olinda anunciou, nesta quarta-feira (28), o resultado da votação popular que definiu os homenageados do carnaval de 2026. Os escolhidos foram o carnavalesco Eraldo Gomes e o músico José Bezerra da Silva, o Maestro Lessa, na categoria “in memoriam”. Além disso, foram reveladas as primeiras atrações que se apresentarão durante a programação, com destaque para a Nação Zumbi e Alceu Valença comandando a abertura, em 12 de fevereiro, na Praça do Carmo. No dia seguinte, a cantora Raphaela Santos animará os foliões na Noite do Brega. Também foram abertas as inscrições para o camarote de pessoas com deficiência.
A votação popular para escolher os homenageados do carnaval teve início na semana passada, com os moradores tendo que optar por dois nomes disponíveis, sendo um em vida e outro em memória. Maestro Lessa foi o mais aclamado, com 13.078 votos, enquanto Eraldo Gomes venceu a categoria “homenagem em vida” com 10.053 votos. Maestro Lessa, falecido aos 89 anos em julho do ano passado, nasceu em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e sendo reconhecido por comandar uma das tradicionais orquestras de frevo do estado. Eraldo Gomes, por sua vez, é filho de José Miguel Gomes e neto de um dos fundadores do Clube Lenhadores, tendo participado da fundação da Troça Carnavalesca Menina da Tarde e criado a Troça Carnavalesca Mista John Travolta.
Além dos homenageados, Dona Aurinha, mestra do coco falecida em 2022, e Ernane Lopes, considerado o carnavalesco mais antigo em atividade de Olinda, foram agraciados com o título de “História Viva”. Esse reconhecimento é destinado a pessoas que contribuíram para a preservação e fortalecimento das tradições populares da cidade.
Para atender os foliões durante o carnaval, a prefeitura também anunciou alguns serviços, incluindo as inscrições para o Camarote da Acessibilidade, local com estrutura adaptada para as pessoas com deficiência. Com 60 vagas diárias, o camarote estará disponível entre o Sábado de Zé Pereira e a terça-feira de carnaval. Além disso, foi disponibilizado o serviço de achados e perdidos para quem perdeu objetos ou documentos durante as festividades, com atendimento 24 horas. Para verificar a disponibilidade do item perdido, os foliões podem comparecer à sede da Secretaria de Segurança Cidadã ou entrar em contato pelo WhatsApp.




