Saneago renova com Prefeitura de Goiânia por 30 anos

Os serviços de fornecimento de água tratada e esgotamento sanitário em Goiânia permanecem por mais 30 anos sob a responsabilidade da Saneago, que, em contrapartida, deverá investir, neste tempo, R$ 3,4 bilhões na Capital, seguindo um planejamento orientado pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, com metas e prazos bem definidos. É o que estabelece o contrato da concessão renovado nesta terça-feira (17/12) entre o Governo de ​Goiás e a Prefeitura de Goiânia.

A assinatura ocorreu no Paço Municipal, com a presença do governador Ronaldo Caiado, do prefeito Iris Rezende e do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski. Em discurso, Caiado destacou a função social que a renovação propicia ao permitir que a Saneago tenha condições de investir e levar serviços a diversos municípios goianos.

“Este é o contrato mais importante assinado com o Governo de Goiás, e salva a Saneago”, ressaltou Ronaldo Caiado. Segundo ele, a renovação obriga a empresa investir, nos próximos cinco anos, R$ 1 bilhão. “Isso é para demonstrar o quanto o programa foi bem elaborado com toda a estrutura técnica da Prefeitura e da Saneago, onde houve concordância com todo o planejamento da cidade de Goiânia”, salientou.

Entre as medidas previstas para melhorar o serviço na Capital estão a ampliação de reservatórios, integração entre os sistemas produtores do Meia Ponte e João Leite. Entre as metas e ações na área de esgotamento estão a melhoria da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Hélio Seixo de Brito, ampliação da ETE do Parque Atheneu, correto tratamento e destinação dos efluentes e manutenção e adequações do sistema para universalização do serviço. Para o setor de abastecimento estão previstas a ampliação da vazão do sistema produtor Mauro Borges para seis mil litros por segundo, finalização do linhão entre Goiânia e Aparecida de Goiânia, alternativas estratégicas de manobras entre os sistemas e novas alternativas de captação de reservação de água.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Assistência integral em odontologia do Crer de Goiás é destaque entre especialistas

Com o objetivo de oferecer assistência integral ao usuário, o Governo de Goiás, por meio do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, conta com atendimento odontológico de referência para os pacientes em tratamento na unidade. Este serviço tem atraído o interesse de especialistas de várias localidades.
 
O Crer é único em sua abordagem, oferecendo um atendimento multidisciplinar ao paciente no mesmo local. Recentemente, a unidade recebeu a psicóloga e professora da Universidade Britânica de Sheffield, Sarah Baker, editora-chefe da Community Dentistry and Oral Epidemiology, uma das publicações de grande relevância no campo de ensino e pesquisa da odontologia. Sarah, que veio ao Brasil a convite da Universidade Federal do Goiás (UFG) para conhecer como a odontologia funciona no Sistema Único de Saúde (SUS), ficou impressionada com o trabalho da unidade.
 
“O Crer é único. Nós não temos um serviço similar a esse no Reino Unido. O fato de você oferecer um atendimento multidisciplinar ao paciente no mesmo local é único. Foi uma visita maravilhosa,” afirmou a professora Sarah.
 
Além disso, o Crer também recebeu intercambistas da Universidade de São Paulo (USP). Os estudantes da USP, Leticia Santos Maciel e Rodrigo Camargo Soares Figueiredo, destacaram a oportunidade de terem uma prática enriquecedora. Eles ressaltaram a importância da qualificação profissional e da inclusão no atendimento odontológico hospitalar.
 
“A visita foi uma experiência que mudou minha visão do atendimento odontológico em ambiente hospitalar. O tratamento odontológico de pessoas com deficiência segue o viés científico e ético. Profissionais qualificados cuidando de pessoas que muitas vezes têm o atendimento negado em outros centros,” compartilhou Rodrigo.
 
O atendimento altamente especializado e direcionado a pessoas com deficiência é um diferencial do Serviço de Odontologia do Crer. Com profissionais capacitados para esse tipo de assistência, o hospital oferece atendimento nas especialidades de periodontia, endodontia, dentística e pediatria. Desde sua abertura, a unidade já realizou mais de 270 mil procedimentos odontológicos, demonstrando sua eficácia e compromisso com a saúde bucal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp