Moradores do Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo, afirmam que as chuvas fortes da última semana resultaram em estragos muito maiores do que em tempestades anteriores. Segundo relatos, a retirada de estruturas que reduziam a vazão da água no Córrego Itaim contribuiu para alagamentos mais severos na região. A população local atribui diretamente esses problemas às obras realizadas no córrego.
Na quinta-feira (29), a chuva atingiu São Paulo, deixando a Zona Leste em estado de atenção para alagamentos, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura. No dia anterior, a região já havia sido afetada por alagamentos, com carros ilhados pelo segundo dia consecutivo. Os moradores relataram que nunca viram uma enchente tão intensa como essa semana.
A região do Itaim Paulista vem passando por diversas intervenções nos últimos anos, levantando a preocupação de que essas obras tenham influenciado no escoamento da água durante períodos de chuva intensa. Imagens mostraram um buraco em um trecho de asfalto recém-reformado após a tempestade, sendo reparado pela prefeitura. A instalação de infraestrutura de esgoto também é apontada como causa de preocupação para os moradores.
Cerca de 500 metros acima dos pontos de alagamento, outra obra antiga realizada nas proximidades da Avenida Marechal Tito chamou a atenção dos moradores. Essa intervenção teria modificado significativamente o escoamento da água do Córrego Itaim, aumentando o risco de alagamentos em bairros vizinhos. A mudança na estrutura do córrego teria feito com que uma quantidade maior de água passasse rapidamente pelo local.
Diante das reclamações dos moradores, a prefeitura de São Paulo anunciou a intenção de construir três reservatórios na Zona Leste para ajudar no controle de enchentes, com previsão de um deles na região da Vila Itaim. A Sabesp, por sua vez, esclareceu que não está executando obras nos endereços mencionados, e que a placa vista nas imagens faz parte do programa Integra Tietê, voltado para a ampliação da infraestrutura de esgotamento sanitário na região.




