Prefeitura de SP anuncia megaestrutura para o Carnaval de Rua 2026

prefeitura-de-sp-anuncia-megaestrutura-para-o-carnaval-de-rua-2026

A uma semana do início do carnaval de rua na cidade de São Paulo, a Prefeitura anunciou nesta sexta-feira (30) que a capital paulista deve receber 16,5 milhões de foliões durante os oito dias de carnaval de rua oficial, no mês de fevereiro. A estimativa considera o pré-carnaval (7 e 8 de fevereiro), o carnaval (14 a 17 de fevereiro) e o pós-carnaval (21 e 22 de março). Em coletiva de imprensa, a gestão Ricardo Nunes (MDB) afirmou que 627 blocos de rua desfilarão nas ruas da cidade, em todas as regiões, com 11 megablocos se apresentando nos principais circuitos de cortejos – um recorde de blocos inscritos.

Entre as apresentações dos megablocos estão os artistas como Ivete Sangalo, Léo Santana, Alceu Valença, Jammil, Baiana System, Michel Teló, Thiago Abravanel, Luísa Sonza, Lauana Prado, Gustavo Mioto e o DJ escocês Calvin Harris. Os 11 circuitos de desfiles de blocos serão nos seguintes endereços: Parque Ibirapuera, Av. Brig. Faria Lima, Av. Hélio Pellegrino, Rua dos Pinheiros, Rua Henrique Shaumann, Av. Marques de São Vicente, Laguna, Rua Paulo VI, Praça da República, Rua da Consolação, e Rua Augusta.

Para receber a megafesta de rua, a prefeitura diz que está montando uma enorme estrutura com 30 mil banheiros químicos espalhados pela cidade, 158 pontos de hidratação e 20 postos médicos darão suporte aos foliões. A gestão municipal planeja colocar à disposição dos foliões de 1.800 profissionais da área de saúde, com 174 ambulâncias (32 delas com Unidade de Terapia Intensiva). Cada posto médico terá ao menos 3 médicos se revezando, além de seis tendas com psicólogos e assistentes sociais para acolhimento de vítimas de assédios e outros crimes.

O presidente da SPTuris, Gustavo Pires, responsável pela organização do carnaval municipal deste ano, disse que 100% da infraestrutura do carnaval será paga pela iniciativa privada. Segundo ele, é a primeira vez na história que a gestão municipal não precisa aportar dinheiro na festa. “É o maior, melhor e mais organizado [carnaval] do Brasil”, disse Pires – apesar dos trajetos e dias dos blocos terem sido divulgados a uma semana do início dos desfiles, em 7 de fevereiro.

No dia 23 de janeiro, a Prefeitura de São Paulo já tinha divulgado a lista oficial dos blocos de rua do Carnaval 2026. A demora sobre a definição da programação foi alvo de críticas. A relação de grupos e desfiles foi publicada no Diário Oficial do Município e reúne 630 desfiles programados — entre o pré-carnaval (7 e 8 de fevereiro), os dias principais da festa (14, 15, 16 e 17 de fevereiro) e o pós-carnaval (21 e 22 de fevereiro) — distribuídos por todas as zonas da capital paulista.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp