Iris coloca Prefeitura de Goiânia na era digital

A Prefeitura de Goiânia teve um ano marcado pela implantação de inovações que facilitam a vida do cidadão e ajuda a economizar tempo e dinheiro na gestão pública. Três aplicativos foram lançados (Prefeitura 24 horas, Goiânia contra a Dengue e Saúde Fácil), além do Programa Família Fácil, conjunto de iniciativas que desburocratizou as licenças e alvarás. Teve ainda o lançamento do novo site e a reformulação do Portal da Transparência.

O Prefeitura 24 horas soma com outros produtos já lançados a partir do conceito Goiânia 4.0, como o Programa Família Fácil, o novo site e o bot (inteligência artificial que se comunica com o usuário ao entrar no site). O ano de 2019 acelerou o trabalho de informatizar todas as áreas da administração municipal.

Também em novembro foi lançado pela Prefeitura de Goiânia e o Ministério Público de Goiás uma atualização do aplicativo para celular “Goiânia Contra o Aedes”. A ferramenta permite que a população, mediante filmagem ou fotografia e pelo envio de localização (georreferenciamento), encaminhe denúncia para a Vigilância Epidemiológica.

O Programa Família Fácil foi consolidado em 2019 com o lançamento de novos serviços. Após lançar o Alvará Fácil em 2017, o Licença Ambiental Fácil em 2018, 2019 a família ganhou o Remembra e Desmembra Fácil e o Empresa Fácil.

Os novos serviços do ano ampliaram as facilidades para empresários e pessoas físicas na solicitação dos serviços que compreendem desde o pedido para análise de projetos arquitetônicos, com prazo 90% menor, até maior rapidez na obtenção de alvará de funcionamento e alvará da Vigilância Sanitária.

As tecnologias desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) garantem a emissão do alvará da Vigilância Sanitária em até 24 horas às empresas de baixo risco. As demais podem acompanhar o processo digitalmente, garantindo lisura na tramitação dos pedidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Criminosos vestidos de policiais federais assaltam mansão de ex-deputado, em São Paulo

No fim da manhã desta sexta-feira, 22, uma mansão localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, foi alvo de um audacioso roubo. A residência pertence à família do ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf, e é habitada por seu filho, Otávio Maluf.

Segundo órgãos policiais, três criminosos estavam armados e vestidos com uniformes da Polícia Federal. Eles invadiram a propriedade e renderam três empregados, além da dona da casa. Os reféns foram ameaçados e amarrados durante a ação. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Informações do UOL apontam que Otávio não estava em casa no momento do roubo e que, para conseguirem consumir o assalto, os criminosos se passaram por agentes federais que deflagrariam uma operação na residência da família. A ação durou por poucos minutos.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o patrulhamento na região foi intensificado para procura dos suspeitos. Até o momento, ninguém foi preso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp