Maria Bethânia faz história no Grammy com indicado inédito

maria-bethania-faz-historia-no-grammy-com-indicado-inedito

Maria Bethânia pode fazer história hoje e se tornar a primeira cantora de MPB com estatueta do Grammy na estante. A cantora concorre ao 68º Grammy Awards na categoria Melhor álbum de música global pelo álbum “CAE ⟷ BTH – Caetano e Bethânia ao vivo”.

Indicado ao Grammy 2026 na categoria Melhor álbum de música global, o álbum “CAE ⟷ BTH – Caetano e Bethânia ao vivo” (2025), lançado em maio do ano passado por Caetano Veloso e Maria Bethânia, pode dar a Bethânia um status inédito no universo das cantoras de MPB caso o disco ao vivo com o registro do show da turnê dos irmãos seja anunciado como o álbum vencedor da categoria na cerimônia programada para a noite de hoje, 1º de fevereiro, em Los Angeles (EUA).

No caso de uma vitória do álbum dos artistas brasileiros na 68ª edição do Grammy Awards, Bethânia seria a primeira intérprete de MPB a ter na estante uma estatueta da premiação considerada o Oscar da música. A simples indicação do álbum já coloca a cantora em patamar diferenciado entre contemporâneas como Elis Regina (1945 – 1982) e Gal Costa (1945 – 2022), ambas sequer indicadas ao Grammy, embora tivessem méritos e discos para isso.

Para Caetano Veloso, a honraria não alteraria o status do cantor e compositor, já laureado com um Grammy no ano 2000 pelo álbum “Livro” (1997), eleito o vencedor na mesma categoria, então denominada Melhor álbum de world music. Outros compositores de MPB contemporâneos de Caetano, casos de Gilberto Gil e Milton Nascimento, já ganharam um Grammy nessa mesma categoria.

Na área do jazz, a pianista e cantora brasileira Eliane Elias – residente nos Estados Unidos – já ganhou dois troféus no Grammy na categoria Melhor álbum de jazz latino em 2016 e 2022 pelos álbuns “Made in Brazil” e “Mirror mirror”, respectivamente. No entanto, a trajetória de Maria Bethânia é bem diferente, sendo uma cantora que interpreta canções e textos em língua portuguesa, sem foco no mercado americano.

Maria Bethânia pode fazer história hoje à noite se coroar a majestosa trajetória como cantora com uma (provável) vitória no 68º Grammy Awards do álbum “CAE ⟷ BTH – Caetano e Bethânia ao vivo”. A cantora, essencialmente ligada à música brasileira, poderá alcançar um feito inédito e se destacar como uma das grandes vozes da MPB.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp