Jovens de Salvador se destacam em Medicina na USP: 1º lugar pelo Enem e Fuvest

jovens-de-salvador-se-destacam-em-medicina-na-usp3A-1o-lugar-pelo-enem-e-fuvest

Jovem periférico de Salvador é primeiro colocado em Medicina na USP pelo Enem; vestibular da Fuvest também teve baiana em 1º lugar

Morador do bairro de Águas Claras, Wesley de Jesus Batista, de 23 anos, driblou dificuldades para alcançar as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio.

O jovem Wesley de Jesus Batista, morador do bairro de Águas Claras, em Salvador, alcançou o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso é um dos mais concorridos do país e a USP uma das universidades mais prestigiadas da América Latina.

Com apenas 23 anos, estudante da rede pública de ensino e criado na periferia capital baiana, o jovem sempre investiu na educação como ferramenta para transformar a própria realidade. Com uma infância marcada pela asma crônica e muitas idas ao médico, Wesley afirma que a profissão ficou marcada em sua vida pela importância social do trabalho.

Filho de uma pedreiro e uma empregada doméstica, a conquista de Wesley alcançou também os pais, que se emocionaram com o feito do jovem. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Wesley compartilhou o momento em que descobriu que passou na universidade. O vídeo viralizou, assim como a história do jovem, que tem recebido muitas ligações e mensagens.

Chegar até o primeiro lugar não foi simples, sem computador em casa e apenas com os livros didáticos da escola, o rapaz só tinha um celular antigo como ferramenta para acessar aulas e conteúdos de estudo. Diariamente, o rapaz acordava às 5h da manhã para estudar e estendia o tempo na escola, a fim de utilizar o computador ou realizar simulados do exame.

O esforço do rapaz rendeu notas máximas em três das quatro áreas avaliadas no Enem, acertando todas as questões de matemática, ciências humanas e ciências da natureza. O primeiro da família a chegar ao ensino superior, o estudante entende que sua conquista tem também um peso coletivo, por isso, quer ser um exemplo para outros jovens de periferia.

ESTUDANTE DE SALVADOR DE 17 ANOS CONQUISTA 1º LUGAR EM MEDICINA NA USP PELA FUVEST

A estudante baiana Anna Laura Baptista, de 17 anos, moradora de Salvador, também conquistou o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pelo Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) — exame aplicado pela própria faculdade para o ingresso dos alunos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp