“Caetano Veloso e Maria Bethânia são premiados no Grammy 2026 pelo álbum ao vivo em reencontro histórico”

22caetano-veloso-e-maria-bethania-sao-premiados-no-grammy-2026-pelo-album-ao-vivo-em-reencontro-historico22

Ao premiar Caetano Veloso e Maria Bethânia por álbum ao vivo, Grammy 2026 faz justiça ao reencontro histórico dos irmãos em turnê.

Maria Bethânia e Caetano Veloso ganham Grammy na categoria álbum de música global pelo registro ao vivo do show de 2024.

A vitória do álbum ao vivo de Caetano Veloso e Maria Bethânia no 68º Grammy Awards laureia um reencontro histórico dos cantores e irmãos baianos em turnê que arrastou multidões pelas capitais do Brasil de agosto de 2024 a março de 2025. As pessoas compareceram em peso para assistir a um show centrado no monumental cancioneiro autoral de Caetano Veloso.

Na noite deste domingo, 1º de fevereiro, o álbum “CAE ⟷ BTH – Caetano e Bethânia ao vivo” (2025), lançado em maio do ano passado, foi laureado no Oscar da Música com o prêmio de Melhor álbum de música global na cerimônia realizada em Los Angeles, EUA.

A categoria abarca e representa toda a música produzida fora do padrão pop da indústria fonográfica norte-americana, dominada por músicas feitas em inglês e cada vez mais voltada para os sons latinos de língua hispânica. Isso é evidenciado pela presença do cantor porto-riquenho Bad Bunny nas indicações de categorias principais, mas ainda refratária à produção musical em outros idiomas como o português.

Ao laurear o álbum de Caetano e Bethânia, a Academia da Gravação – organização que produz a premiação – faz da intérprete a primeira cantora de MPB a ter uma estatueta do Grammy na estante. O prêmio chega no ano em que Maria Bethânia completará 80 anos, em 18 de junho. Esta foi a primeira indicação de Bethânia ao Grammy.

Já Caetano ganha hoje o terceiro Grammy da carreira. O artista já ganhou um Grammy em 2000 pelo álbum “Livro” (1997), laureado com o prêmio de Melhor álbum de world music. No ano seguinte, 2001, Caetano foi premiado pela produção musical do álbum “João, voz e violão” (2000), do cantor João Gilberto, cujo disco foi eleito o Melhor álbum de world music na 43ª edição do Grammy Awards. A indicação deste ano de 2026 já era a quinta de Caetano ao longo das 68 edições do Grammy.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp