Vereador é suspeito de vingar a morte do irmão mandando matar acusado; está foragido
Assassinato ocorreu em outubro de 2025 no Sul do Piauí; polícia aponta motivação por vingança.
Hélio Sousa Neto, vereador de Balsas (MA) – Foto: Redes Sociais
A Polícia Civil do Estado do Piauí apontou o vereador Hélio Sousa Neto (União Brasil), conhecido como “Hélio Tiví”, da cidade de Balsas, como suspeito de planejar o homicídio de Luís Carlos do Nascimento. O crime ocorreu no dia 3 de outubro de 2025, no município de Santa Filomena.
Segundo a Polícia, o assassinato aconteceu por volta das 21h, quando a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo em frente à própria residência. Luís Carlos do Nascimento morreu ainda no local.
Em nota, o vereador afirmou que é inocente e disse que tomou conhecimento das acusações por meio de publicações nas redes sociais. Ele declarou ainda que confia na Justiça, que está à disposição para prestar esclarecimentos e pediu respeito ao devido processo legal.
As investigações são conduzidas pela Delegacia de Gilbués (PI) e pela Seccional de Corrente (PI). De acordo com a polícia, após trabalho de inteligência e análise técnica, surgiram indícios da participação de Hélio Sousa Neto no planejamento e na logística do crime.
A motivação do homicídio estaria relacionada à morte de Antônio Sousa Neto, irmão do vereador, ocorrida em Riachão (MA) no ano de 2024. A linha de investigação aponta que o crime teria sido cometido como forma de vingança.
O delegado Janilson Coutinho afirmou que a vítima já chegou a ser presa anteriormente pela morte do irmão do vereador, mas respondia ao processo em liberdade havia quase um ano. Durante a apuração, a polícia identificou que o veículo utilizado no crime foi alugado pelo vereador em uma locadora na cidade de Balsas.
DECISÃO DA JUSTIÇA
Com base nos elementos reunidos, a Justiça autorizou mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em endereços ligados ao investigado, na cidade de Balsas. Durante as diligências, foram apreendidos materiais que reforçam a linha de investigação. Até a última atualização desta reportagem, Hélio Sousa Neto é considerado foragido. A Polícia Civil informou que a defesa do investigado chegou a comunicar que ele se apresentaria espontaneamente à autoridade policial na última sexta-feira (30), o que não ocorreu.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DO VEREADOR
Em respeito à minha família, aos amigos e à toda população de Balsas, afirmo de forma veemente, a minha absoluta inocência em relação aos fatos que têm sido divulgados. Tomei conhecimento dos fatos exclusivamente através de publicações em redes sociais. Confio plenamente na atuação da Justiça e das instituições, às quais me coloco à inteira disposição para todos os esclarecimentos necessários, certo de que a verdade será demonstrada no curso regular do processo. Peço serenidade a todos e respeito ao devido processo legal. Seguirei colaborando com as autoridades e mantendo a tranquilidade, com a consciência limpa de quem nada fez de errado. Agradeço as manifestações de apoio e a compreensão de todos.




