Paes 2026: quase 80% dos aprovados da Uema são estudantes de escolas públicas
O Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2026 da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou que 78,19% dos 5.529 aprovados são provenientes da rede pública de ensino. Esse dado reflete um aumento significativo na inclusão de estudantes de escolas públicas no ensino superior, impulsionado por mudanças no sistema de cotas e a abertura de novos cursos pela instituição.
Em cursos de grande concorrência, como Direito e Medicina, a presença de alunos da rede pública também se destacou, com 87,5% e mais de 53% de aprovados, respectivamente. Esse cenário evidencia o esforço da Uema em proporcionar oportunidades de qualificação para estudantes de diferentes origens sociais.
Com o novo sistema de cotas, a Universidade Estadual do Maranhão criou 20 novos cursos e ampliou em 11,5% o número de vagas em relação ao ano anterior. No total, mais de 48 mil candidatos concorreram às 5.980 vagas disponibilizadas, demonstrando o interesse e a busca por educação superior na região.
A Uema divulgou os resultados de acordo com os campi e as modalidades de cotas. As listas contemplam diferentes tipos de concorrência, como ampla concorrência, baixa renda, negros, pardos, indígenas, quilombolas, entre outros. A diversidade de oportunidades reflete o compromisso da instituição com a inclusão e a equalização de oportunidades educacionais.
Além disso, o vestibular reserva 20% das vagas dos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para candidatos negros, promovendo a representatividade e a diversidade no ingresso dessas carreiras. Essas medidas visam fomentar a igualdade de acesso e a promoção da equidade no ensino superior.
Uma das novidades desta edição do Paes é a implementação de 20 novos cursos presenciais em 12 campi da universidade. As graduações abrangem diversas áreas do conhecimento, como saúde, tecnologia, ciências humanas e sociais, ampliando o leque de opções para os estudantes da região, especialmente aqueles de localidades antes não contempladas com ensino superior.
Dentre os novos cursos ofertados estão Psicologia, Enfermagem, Engenharia da Computação, Inteligência Artificial, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Letras em Libras e Educação Física (bacharelado). Essa diversidade de cursos reflete a preocupação da Uema em atender às demandas da sociedade e formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho em constante evolução.




