Confira os deputados que votaram contra o vale-gás: três são de MG

confira-os-deputados-que-votaram-contra-o-vale-gas3A-tres-sao-de-mg

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (2/2), o texto-base da medida provisória que estabelece o programa Gás do Povo, substituindo o Auxílio-Gás. Destinado a famílias de baixa renda, a iniciativa permite a retirada direta de botijões nos revendedores credenciados. Dos 415 deputados presentes, 29 votaram contra a medida, incluindo três representantes de Minas Gerais: Eros Biondini, Junio Amaral e Nikolas Ferreira, todos do PL. A abstenção foi do deputado Lincoln Portela, também do PL. Os demais deputados mineiros, de vários partidos, votaram a favor da proposta.

Em outros estados, apenas um deputado votou contra em Roraima, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, e Rio Grande do Sul; três no Rio de Janeiro e seis em Santa Catarina. São Paulo teve o maior número de votos contrários, com sete deputados se opondo à medida. O programa Gás do Povo, que substitui o Auxílio-Gás, foi uma promessa de campanha do governo Lula e ampliou seu alcance com a aprovação do parecer na Câmara.

O programa prevê a retirada direta do botijão nas revendedoras credenciadas, facilitando o acesso das famílias de baixa renda. Beneficiários do Bolsa Família e cadastrados no Cadastro Único com renda mensal de até meio salário mínimo têm prioridade no atendimento. Mesmo com a mudança, o repasse em dinheiro continuará para quem não puder usufruir do botijão gratuito. A adesão ao programa nas capitais está em torno de 35%, e a implantação de biodigestores será uma das novidades da medida aprovada.

Os deputados que votaram contra a proposta foram listados, incluindo representantes de diversos estados. A adesão ao programa Gás do Povo vem sendo acompanhada pelo Sindigas, com médias de participação nas capitais e nas cidades da primeira fase. O objetivo é garantir o acesso ao gás de cozinha de maneira eficaz e sustentável, atendendo também áreas rurais com a instalação de biodigestores e outras tecnologias de baixa emissão de carbono.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp