Amanda Vasconcelos, empresária e esposa do cantor sertanejo Henrique, foi detida na segunda-feira, 2, em Orlando, nos Estados Unidos, após ignorar uma ordem de parada da polícia e por não possuir habilitação da Flórida. As autoridades locais consideraram que a carteira de motorista brasileira, apresentada por Amanda em formato digital, não era válida devido ao seu visto americano e endereço residencial no Estado, que caracterizam vínculo de residência.
Durante a abordagem, os policiais acionaram luzes e sirenes da viatura para ordenar a parada do veículo, mas Amanda seguiu dirigindo em velocidade normal, passando por uma entrada de garagem. Posteriormente, os agentes se dirigiram ao endereço da empresária, onde ela foi algemada e detida. Amanda responde a duas acusações na Justiça da Flórida: uma contravenção de segundo grau pela condução de veículo sem habilitação válida e uma felonia de terceiro grau pela tentativa de fugir de uma abordagem policial.
O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Orlando, está acompanhando o caso de Amanda e disponível para prestar assistência consular. A atuação do Itamaraty segue a legislação internacional e nacional, sem divulgar detalhes sobre a assistência prestada a brasileiros no exterior. Amanda, casada com Henrique desde 2018, é empresária e sócia de empresas do setor de comércio de roupas e acessórios de luxo em Palmas, Tocantins, onde vive com a família em uma fazenda.
Amanda foi encaminhada para a Divisão 10 de uma unidade prisional do Condado de Orange, onde permanece sob custódia aguardando audiência no Tribunal da 9ª Circunscrição Judicial. A empresária é conhecida por ser esposa do cantor Henrique, que forma dupla com Juliano no projeto sertanejo Henrique & Juliano. Ela também está envolvida em empreendimentos agropecuários ligados à dupla sertaneja na região central do Tocantins. Diante do ocorrido, a defesa de Amanda e a assessoria do músico ainda não se manifestaram sobre o caso.




