Acidente trágico: Ônibus de romeiros capota em Alagoas após Romaria das Candeias

acidente-tragico3A-onibus-de-romeiros-capota-em-alagoas-apos-romaria-das-candeias

Mortos em acidente em Alagoas voltavam da Romaria das Candeias, uma das maiores do Nordeste

Festejo em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, é um dos maiores do Nordeste e inclui missas e procissão com velas e candeeiros.

Ônibus com romeiros capota e deixa feridos em São José da Tapera
[https://s03.video.glbimg.com/x240/14311442.jpg]

Ônibus com romeiros capota e deixa feridos em São José da Tapera

Os romeiros que estavam no ônibus que capotou e deixou 16 mortos e vários feridos [https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2026/02/03/onibus-com-romeiros-capota-e-deixa-feridos-em-sao-jose-da-tapera-em-alagoas.ghtml] em São João da Tapera, no Sertão de Alagoas, estavam voltando dos festejos de Nossa Senhora das Candeias, no município de Juazeiro do Norte [https://g1.globo.com/ce/ceara/cidade/juazeiro-do-norte/], no Ceará. As celebrações começaram no sábado (29) e tiveram encerramento nesta segunda-feira (2) e fazem parte de um dos maiores eventos religiosos do Nordeste.

O acidente foi registrado na manhã desta terça-feira (3) em um trecho da AL-220, em uma região conhecida como “Curva do S”, no Distrito Caboclo. O veículo tinha cerca de 60 ocupantes.

Entre os mortos, estão cinco homens, sete mulheres e quatro crianças. Os sobreviventes foram encaminhados para unidades de saúde da região.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, no Ceará, publicou nota de pesar pela morte dos romeiros que retornavam a Alagoas depois de participação na romaria.

> “Diante dessa dolorosa circunstância, a administração municipal expressa suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos das vítimas e deseja pronta recuperação às pessoas feridas, reafirmando seu respeito, cuidado e apoio a todos os atingidos por essa fatalidade”.

PROCISSÃO MAIS ANTIGA DA CIDADE

Romeiros participam da benção do chapéu no encerramento da Romaria de Candeias, em 2026 [https://s01.video.glbimg.com/x240/14310000.jpg]

A Romaria de Nossa Senhora das Candeias é considerada uma das celebrações mais importantes da região do Cariri, com a procissão mais antiga da cidade de Juazeiro do Norte. Os festejos atraem multidões de romeiros vindos de vários lugares do país.

As festividades se encerraram no dia 2 de fevereiro, data em que a Igreja Católica celebra a devoção a Nossa Senhora das Candeias (também denominada de Nossa Senhora da Luz ou da Candelária).

Em Juazeiro do Norte, a celebração contou com atividades culturais em pontos tradicionais do município, como a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, responsável pela programação religiosa, e a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

No Horto do Padre Cícero, a programação começou na quinta-feira (29), com missas, momentos de adoração e confissões.

Na noite desta segunda-feira (2), a tradicional Procissão Luminosa (também chamada de Procissão das Velas) reuniu romeiros em trajeto pelas ruas do Centro com velas e candeeiros, iluminando os caminhos por onde passam os participantes em direção à Igreja Matriz.

A Romaria das Candeias começou por iniciativa do padre Cícero Romão Batista, em Juazeiro do Norte. Segundo a tradição local, o sacerdote havia sido procurado por um artesão que tinha por ofício a fabricação de candeeiros.

O homem, que dizia estar desocupado, pensava em deixar a região do Cariri. Ao incentivar a devoção a Nossa Senhora das Candeias, padre Cícero teria pedido que o homem continuasse produzindo candeeiros para fornecer aos participantes da procissão.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp