Negritudes DE levará integrantes de projetos musicais para se apresentarem no Expresso 2222 durante Carnaval de Salvador
Projeto anunciou novidades para a Bahia durante evento realizado no Teatro Sesi, nesta terça (3). Personalidades como Carlinhos Brown, Beto Jamaica, Edvana Carvalho e Breno da Matta marcaram presença.
Negritudes DE promove roda de conversa com artistas em Salvador
A organização do Negritudes DE apresentou as novidades do projeto para a Bahia, nesta terça-feira (3), durante um evento que reuniu diversas personalidades negras no Teatro Sesi, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.
Com a proposta de exaltar a cultura negra, a iniciativa dará início à passagem pela Bahia com uma parceria com o Expresso 2222, durante o Carnaval de Salvador. A ação levará artistas de projetos musicais, que estão em processo de seleção, para se apresentarem no camarote da família Gil.
“Se a gente está falando de cultura brasileira e de talentos negros, a gente tem que estar em Salvador. Então, nós fechamos essa parceria pensando em como a gente consegue gerar oportunidades e janelas de exibição para os talentos da música”, contou Ronald Pessanha, líder do Negritudes DE.
Depois dessa primeira passagem pelo estado, o projeto retorna ainda neste ano com o Festival Negritudes DE. A data e a programação estão em processo de definição por parte da organização, que vibra com o crescimento do evento ao longo desses cinco anos de história.
“Negritudes está no seu quinto ano. A gente começou em um evento para 280 pessoas e, no ano passado, em quatro festivais e em quatro cidades diferentes, nós levamos mais de 20 mil pessoas. É lindo ver como o projeto vem crescendo a cada ano”, destacou Ronald.
Esta será a terceira edição do projeto na capital baiana, em parceria com a Rede Bahia. A ação chegou na cidade em 2024 e se repetiu no ano passado, na Casa Baluarte, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo.
Nesses dois anos, o evento proporcionou encontros com nomes como Alrick Brown, Bárbara Carine, Elisa Lucinda, Tia Má, Camilla de Lucas, Lili Almeida, Cris Viana e Melly.
Durante o anúncio da parceria com o Expresso 2222, a DE reuniu, em um coquetel, nomes como os atores Edvana Carvalho, Breno da Matta e Jorge Washington, além de influenciadores digitais como Beberes e Raoni Oliveira.
Os convidados também acompanharam uma discussão sobre a importância da participação negra na música brasileira, com os cantores O Kannalha, Carlinhos Brown, Beto Jamaica e Larissa Luz, sob o comando da jornalista Luana Souza.
“Somos negros e queremos mais eventos como esse. Me sinto honrado de poder estar aqui hoje. É uma das melhores coisas que estão me acontecendo nesse verão”, disse O Kannalha.
“A minha presença vinga a coletividade e o desejo de todos nós de alcançarmos o que temos alcançado ao longo dos tempos. A Bahia é vanguarda em pensamento, em afirmação étnica, estética e de africanidades e brasilidades, africanidades”, completou Carlinhos Brown.




